SAF fortalece agricultura familiar e transforma o Piauí em potência do caju

O Piauí consolida sua posição de destaque nacional na cajucultura, sendo o segundo maior produtor de caju do Brasil e com mais de 50 mil hectares plantados, abrangendo mais de 100 municípios. Para fortalecer ainda mais o setor, a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) projeta entregar 800 mil mudas de caju até o final de 2025, como parte de um plano de incentivo à produção rural e geração de renda.

A estratégia é fruto de ações continuadas que incluem políticas públicas de combate à pobreza rural, em parceria com o Governo Federal e apoio de emendas parlamentares. Entre os anos de 2023 e 2025, a SAF estima distribuir 1,8 milhão de mudas de caju em todo o estado.

Um exemplo do impacto da cajucultura é o agricultor José Augusto de Sousa, morador do povoado Esquisito, em Jaicós, que desde 2014 planta caju e vende a produção em feiras, para fábricas e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Com o caju, nossa renda melhorou muito. As mudas da SAF e o PAA ajudaram a garantir nosso sustento”, afirma o produtor.

Além da distribuição das mudas, a SAF vai implantar quatro viveiros de caju com jardins clonais ainda em 2025. Os primeiros estão em fase avançada em Jaicós e Pio IX, e outros dois serão instalados em Teresina e Eliseu Martins, com foco na capacitação de estudantes e produtores das regiões Entre Rios e Chapada das Mangabeiras.

Segundo o superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar, Clébio Coutinho, a ação busca não apenas expandir a área cultivada, mas também melhorar a qualidade genética das mudas e integrar as organizações da agricultura familiar ao processo produtivo. “O objetivo é garantir autonomia e sustentabilidade para os agricultores, com apoio técnico, estrutura e política pública de longo prazo”, destaca.

Com essas iniciativas, o Governo do Estado reforça o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e o aproveitamento do potencial da cajucultura como atividade econômica de base no semiárido piauiense.