
Duas serpentes foram resgatadas pelo Batalhão da Polícia Ambiental em Teresina na tarde dessa terça-feira (4). Os dois animais foram encontrados nos bairros Santa Maria da Codipi, na Zona Norte e Cidade Leste, Zona Leste da capital. Com as chuvas, o aparecimento dos animais silvestres em ambiente doméstico aumenta, chegando a duplicar.
De acordo com o Major Fredson, da Polícia Ambiental, em período de chuva é comum aumentarem os casos serpentes em ambientes domésticos na capital, assim como de outros animais silvestres, a exemplo de cágados e jacarés.
Enquanto em dias com mais sol os policiais resgatam de 7 a 10 animais, nos dias chuvosos os chamados chegam a mais de 15. Somente no mês de dezembro de 2021 foram contabilizados 54 registros com serpentes. Os animais são capturados e devolvidos ao habitat.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/5/8/vMVfWcTzuxk01TPPTJdA/animais-silvestres-2.jpg)
Serpente resgatada em casa em Teresina — Foto: Reprodução Pessoal
O capitão Rodrigues, do Batalhão da Polícia Ambiental, informou que os animais acabam se aproximando ou invadindo residências porque, com as chuvas, as temperaturas nas regiões de mata reduzem e os animais procuram locais para se aquecer.
Outro fator que faz os animais se refugiarem no ambiente doméstico é o desmatamento da região onde eles vivem.
Orientações
O capitão faz um alerta à população que encontrar alguma espécie no ambiente doméstico:
“Não se aproximar do animal, e ligar para o 190 ou para os números: (86) 99514-3417 ou (86) 99505-5360, manter o contato visual com o animal à distância”, informou ele.