O governador Rafael Fonteles esteve, nesta segunda-feira (02), no município de Paquetá, sul do estado, onde visitou a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água que atende às localidades Angical dos Marotos, Prensa e Baixão Bonito. A obra está sendo executada pela Secretaria da Irrigação e Infraestrutura Hídrica do Estado do Piauí (Sefir) e o valor do investimento é de R$ 739.678,81.
Em Angical dos Marotos, está sendo executado um sistema simplificado de abastecimento de água, com a perfuração do poço, captação da água, adução, reservação e distribuição até o chafariz.
A localidade Prensa foi beneficiada com um sistema de distribuição completo, através de rede de distribuição e um total de 25 ligações domiciliares executadas.
Já em Baixão do Bonito, o sistema de distribuição é completo e atende a 15 ligações domiciliares. Os três poços têm uma profundidade de 200 metros.
Em Angical, o sistema funcionará com energia solar e, segundo o técnico responsável, Mykael Menezes, foi projetado para bombear 5 mil litros por hora, para abastecer a caixa d’água e suprir a necessidade de 30 famílias.
O governador Rafael Fonteles declarou que 33% da população do Piauí vive no campo, de maneira bastante dispersa, e isso gera uma dificuldade adicional para solução do abastecimento d’água, feito através de sistemas compostos, que são operados com energia solar para não depender de uma extensão da rede elétrica. “Isso diminui custos e garante, obviamente, o abastecimento d’água de maneira permanente. Estou aqui em Angical, no município de Paquetá, três comunidades que a Secretaria de Irrigação está atuando para resolver em definitivo o problema de abastecimento d’água tanto para as casas quanto para a produção”, frisa o gestor.
Os serviços já foram concluídos na localidade Prensa e, até o final de setembro, estarão prontos nas outras duas comunidades que serão beneficiadas com abastecimento de água.
Rafael anunciou, ainda, que muito em breve vai começar o asfaltamento ligando Paquetá ao povoado Pai Amaro, atendendo a uma reivindicação da população.
O morador da comunidade Angical, Joaquim Barbosa, 79 anos, vive há 40 anos na localidade e a falta d’água sempre foi um problema para a comunidade. “Agora estou no céu, com a água dentro de casa”, comemora o idoso.