O governador do Piauí, Rafael Fonteles, acompanhado do secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, realizou nesta quinta-feira (10) a entrega de medalhas e prêmios para 572 estudantes que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2024 e em outras Olimpíadas do Conhecimento.
A solenidade, realizada no Forma Bliss, marcou o reconhecimento de alunos das redes pública e privada que elevaram o nome do estado em competições acadêmicas de nível nacional.

Entre os premiados, 38 estudantes da rede estadual conquistaram medalhas na OBMEP deste ano, sendo quatro de ouro, dez de prata e 24 de bronze. Além desses, foram homenageados 14 medalhistas de ouro de edições anteriores e 79 novos medalhistas de ouro em diversas áreas do conhecimento. As Secretarias de Educação de Padre Marcos e Cocal dos Alves também receberam destaque pela quantidade de estudantes vencedores.

Os alunos que conquistaram medalhas de ouro receberam, além do certificado, um prêmio de R$ 1.518, equivalente a um salário mínimo. Professores das 50 escolas com melhores notas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) também serão contemplados com o pagamento do 14º salário como forma de incentivo ao trabalho realizado em sala de aula.

Durante coletiva de imprensa, o governador Rafael Fonteles destacou que investir em olimpíadas científicas é um caminho para transformar a realidade educacional do Piauí. “É um sinal de que estamos no caminho certo em abrir oportunidades para que o talento desses alunos apareça. As olimpíadas não só revelam talentos, mas também melhoram a aprendizagem como um todo”, afirmou.

Ele enfatizou que o bom desempenho dos estudantes não se limita à matemática, mas se estende a outras áreas como química, física, línguas, história, geografia, biologia, robótica, inteligência artificial e astronomia. “Essas conquistas mostram o potencial dos nossos jovens e reforçam nosso compromisso com uma educação de qualidade. Nosso trabalho é universalizar este modelo com boas disciplinas e estruturas adequadas. Já temos 512 escolas ofertando ensino em tempo integral desde o primeiro ano do ensino médio”, completou.

Para o secretário Washington Bandeira, a premiação é um incentivo que reconhece o esforço e dedicação dos alunos e de toda a comunidade escolar. “São estudantes que colocaram a educação como prioridade, tiveram coragem de participar das Olimpíadas do Conhecimento e conquistaram medalhas em uma competição nacional. Estamos premiando 572 alunos e entregando prêmios em dinheiro para os medalhistas de ouro. Isso mostra que a escola pública do Piauí pode ser referência”, declarou.

Entre os premiados, o estudante Pedro Vitor, da cidade de Cocal dos Alves, comemorou a medalha de ouro nacional. “É um sonho realizado. Aqui em Cocal, a gente recebe muito apoio para estudar, a gestão, os professores, e toda comunidade escolar nos motivam e isso faz toda a diferença. Espero que mais jovens da minha cidade também conquistem medalhas”, disse.

Jefferson Xavier, de Vera Mendes, estudante do Instituto Federal do Piauí, celebrou mais uma conquista em sua trajetória como veterano em competições científicas. “Já participei de várias olimpíadas, tenho algumas medalhas e cada uma é uma vitória. Hoje, poder receber mais uma e estar aqui é motivo de orgulho, porque sei que posso inspirar outros alunos da minha cidade e do meu estado a acreditarem nos estudos”, contou.

Emanuel Cruz, que integra o projeto Cidade Olímpica Educacional, desenvolvido na rede municipal de Teresina, também recebeu medalha e destacou o impacto do projeto em sua trajetória. “Participar desse projeto abriu portas para mim. Hoje, estou aqui recebendo essa medalha, mas isso é fruto de muito estudo, esforço e do apoio que recebo na escola. É muito bom ver nosso trabalho reconhecido”, disse.

Mais fotos










































































































































