Após a apuração dos votos, o PSD se consolidou como o partido que mais elegeu prefeitos no Piauí. Ao todo, 65 prefeituras serão comandadas por gestores da sigla. O presidente do partido no Piauí, o deputado Júlio César, comemorou a marca. “Vamos trabalhar juntos por municípios fortes e de resultados na saíde, educação e infraestrutura”, disse o parlamentar.
A lista liderada pelo PSD conta com ainda com o MDB, com 57 prefeitos eleitos, PT, com 49 prefeitos, PP, com 34, e PDT com sete eleitos. Outros partidos também aparecem na lista, mas com menor expressão, como União Brasil, que só elegeu o prefeito de Teresina e o Podemos, que elegeu o gestor de Tamboril do Piauí. Deste, cerca de 180 partidos fazem parte da base do governo estadual.
O Ministro Wellington Dias, um dos maiores nomes do PT no estado, parabenizou os prefeitos eleitos e disse: “Me coloco à disposição para trabalharmos juntos pelos municípios e pelo nosso país, especialmente no que se refere à segurança alimentar e à defesa da dignidade do povo”.
O governador do Estado também se manifestou. “O povo escolheu de forma soberana os destinos do Piauí e do Brasil. Eu participei ativamente do processo eleitoral em mais de uma centena de municípios, porque acredito na democracia e sei da importância das eleições. Faz parte do processo democrático ganhar ou perder. Nosso time perdeu em Teresina, ganhou em Picos, perdeu em Parnaíba”, mencionou Rafael Fonteles.
O chefe do executivo estadual afirmou ainda que em novembro terá um evento onde todos os prefeitos eleitos serão convidados a celebrarem pactos em áreas da administração pública, como educação e saúde.
Fonte: Portal O Dia