Projeto que emite laudos gratuitos a autistas inicia atendimento em Santo Antônio de Lisboa

Teve início, nesta segunda-feira (8), na cidade de Santo Antônio de Lisboa, o projeto Mente em Foco, que garante acesso gratuito de crianças a atendimento médico e, em caso de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), emissão do laudo definitivo.

Os atendimentos seguem até quinta-feira (11), no Espaço Atendimento às Famílias, Unidade Mista de Saúde Pedro Vicente da Silva, Rua Antônio Rodrigues, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Serão atendidas crianças de 3 a 10 anos de idade que estejam inscritas no CadÚnico.

Idealizador do projeto, o deputado estadual do Franzé Silva (PT) destaca a necessidade de se garantir acesso a consultas e laudo. “Milhares de famílias não têm condição financeira de arcar com os altos custos das consultas. Então, nosso projeto garante o acesso gratuito”, observa.

“Estamos levando para o interior, e de forma gratuita, um atendimento que quase nenhum município tem, apenas a capital. Essas crianças têm direito de serem atendidas e, em caso de diagnóstico de autismo, receberam os laudos, para poderem ser tratadas adequadamente”, diz Franzé.

De acordo com o deputado, as consultas médicas custam cerca de R$ 900, o que, para o parlamentar, é incompatível com a situação de pobreza de boa parte das famílias. “Muitas famílias não têm condições de pagar as consultas caras e o atendimento especializado necessários para diagnosticar seus filhos”, pontua Franzé.

Critérios para ser atendido

Para ser atendida, a criança deve:

* Ter de 3 a 10 anos de idade;
* Apresentar comportamento atípico;
* Estar cadastrada no CadÚnico;
* Ser referenciada por profissionais da Educação, Saúde e da Assistência Social do município;
* Possuir encaminhamento médico/profissional da
área;
*⁠ Nunca ter realizado primeira consulta ou avaliação com profissionais da área.

Documentação necessária

  • Certidão de Nascimento ou documento com foto.

Características do microônibus

Os atendimentos são realizados dentro de um microônibus com sala sensorial, que conta com mesa para análise de escrita, painel sensorial, baú de brinquedo, piscina de bolinhas e área estofada para interação com profissionais e a família.

Todos os elementos foram projetados com iluminação neutra para melhorar a sensibilidade visual. As crianças são atendidas por uma equipe de neuropediatra, médica clínica, neuropsicóloga, psicopedagoga, enfermeira e psicóloga clínica.