Nesta terça-feira, 4 de junho, o município de Vera Mendes, localizado no Piauí, foi contemplado com as visitas e capacitações do Ministério Público do Trabalho (MPT), referentes ao projeto Políticas Públicas voltado para o resgate à infância e combate ao trabalho infantil.
O principal objetivo do projeto é estabelecer um diálogo com os representantes dos órgãos públicos municipais para articular ações necessárias que erradiquem a incidência do trabalho infantil na região. A iniciativa visa fortalecer a rede de proteção à infância, promovendo uma mobilização coletiva para enfrentar os desafios.
Durante a visita a Vera Mendes, a equipe do MPT realizou uma série de atividades nas unidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), no Conselho Tutelar e no Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA).
Além das visitas, a equipe do MPT promoveu capacitações no Auditório da Prefeitura, abordando estratégias eficazes de combate ao trabalho infantil. As sessões de treinamento abordaram estratégias de combate ao trabalho infantil e reuniram representantes da rede de proteção composta por toda a equipe da assistência social, agentes comunitários de saúde, representantes da Secretaria de Saúde, representantes da Secretaria de Educação (coordenações de setor) e membros do CMDCA.
Durante as capacitações conduzidas por especialistas do MPT, foram discutidos temas cruciais para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, destacando a importância da colaboração entre os diversos setores da sociedade para enfrentar e erradicar o trabalho infantil.
Na oportunidade, os participantes receberam orientações sobre como identificar casos de trabalho infantil e as melhores práticas para oferecer suporte e encaminhamento adequado às vítimas. A iniciativa busca não apenas combater o trabalho infantil, mas também fortalecer os vínculos comunitários e promover o desenvolvimento integral das crianças e jovens no município.