
Com o intuito de dar continuidade ao atendimento das famílias cadastradas durante a pandemia de Covid-19, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Padre Marcos – PI, elaborou um plano para que a população assistida pelo programa “Criança Feliz” não fique sem atendimento durante a pandemia do novo coronavírus.
A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social de Padre Marcos-PI, por meio do CRAS e da Coordenação do Programa Criança Feliz tem seguido as normativas dos Decretos Municipais e das recomendações das autoridades de saúde, e relatam que as atividades do referido Programa sofreram algumas adaptações em virtude da pandemia do novo coronavírus.
As atividades do Programa Criança Feliz ficaram suspensas apenas uma semana. E tiveram retorno desde o dia 20 de março, as quais estão sendo realizadas de forma remota, utilizando as redes sociais, grupo de WhatsApp, contato por telefone, vídeos chamados, reuniões virtuais, entregas de atividades e materiais lúdicos e educativos.
Segundo a psicóloga Vanessa Marques, em decorrência da pandemia que assola o mundo, alguns serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social tiveram suas atividades presenciais suspensas, dentre elas, estão as visitas realizadas pelos visitadores do Criança Feliz.
“Considerando a importância desse acompanhamento, as atividades foram retomadas, mas de forma remota, por meio de ligações, mensagens, e em casos extremos estão sendo realizadas algumas visitas presenciais. Consideramos que é de extrema importância que principalmente que nesse momento atípico de tanta insegurança, precisados continuar fornecendo tanto as gestantes como as crianças, esse suporte emocional e social, para que eles possam de alguma forma serem motivados a estarem fortalecendo os vínculos familiares e estimulando seus filhos de forma cognitiva, emocional e social”, explicou.
Vanessa ainda destaca que que todas as atividades, planejamentos são pensadas visando facilitar o enfrentamento pandemia e ao isolamento social, que trazem sentimentos e emoções muitas intensas, que as vezes fazem com que as famílias se comportem de forma disfuncional.
“A equipe da Assistência Social, do CRAS, o programa Feliz, vai estar buscando alternativas para que possamos permanecer estar fortalecendo os nossos laços e vínculos enquanto programa e população assistida”, salientou a psicologa.
As atividades e materiais educativos e lúdico que são entregues as famílias, sevem como meio dos cuidadores e responsáveis pelas crianças estarem estimulando o desenvolvimento cognitivo das crianças através das produções educativas bem como orientadas pelos visitadores, dessa forma visando a promoção do desenvolvimento das crianças na primeira infância no município de Padre Marcos. As referidas atividades são entregues semanalmente nas residências das crianças assistidas pelo programa.
Em algumas situações as famílias recebem visitas presenciais da equipe do Centro de Referência da Assistência Social e da Coordenadora do Programa Criança Feliz, com a finalidade de fortalecer os vínculos com essas famílias
O Programa Criança Feliz tem caráter intersetorial e tendo em vista promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. ‘Estimular as crianças desde o começo (0 a 6 anos) é a melhor maneira de garantir meios para promover seu desenvolvimento integral’, relata Alexsandra Sousa , supervisora do PCF.
Temos-nos planejado diariamente, realizado diversas reuniões com nossa equipe para elaborarmos estratégias de enfrentamento ao covid-19 e promover a continuidade dos serviços socioassistenciais. Vem sendo um desafio realizar as atividades socioassistenciais nesse período de pandemia do covid-19, pois estamos nos reinventando todos os dias, mas sempre priorizando garantir o acesso dos usuários aos serviços da Política de Assistência Social. Temos tido respostas positivas das famílias que são beneficiárias do Programa Criança Feliz.
Criança Feliz no município de Padre Marcos
Atualmente no município de Padre Marcos, o Programa Criança Feliz acompanha 200 (duzentos) usuário, sendo estes, crianças de 0 a 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada – BPC, crianças de 0 a 3 anos e gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família
Confira mais fotos