27.7 C
Picos

Profissional de saúde de Alegrete participam de oficina de capacitação para monitoramento das estratégias de vacinação

#

A Secretaria de Estado de Saúde do Piauí, por meio da Coordenação Estadual de Imunização e da Coordenação de Atenção Primária em Saúde (APS), com o apoio do COSEMS-PI, realizou nos dias 3 e 4 de julho uma oficina de capacitação sobre o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV).

O evento aconteceu no Auditório Cine Teatro do espaço Rosa dos Ventos, na UFPI, em Teresina, e contou com a participação de representantes dos 224 municípios do estado.

O MEV, que será realizado de 17 de junho a 31 de julho de 2024, é uma ação crucial para o combate à poliomielite e ao sarampo no Brasil. Anteriormente conhecido como Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal (MRC), este programa é parte dos compromissos do Brasil com a erradicação da poliomielite e a eliminação do sarampo, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de suas Comissões Globais e Regionais.

A metodologia do MEV permite avaliar o progresso das atividades de vacinação e identificar áreas com baixa cobertura, rastreando e vacinando crianças menores de cinco anos que ainda não foram imunizadas. Em 2024, após a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, todas as instâncias de gestão de saúde do Brasil devem realizar o MEV para diminuir as lacunas de imunidade entre as crianças.

Representantes de Alegrete–PI participaram ativamente da capacitação, evidenciando o compromisso do município com a saúde pública.

A enfermeira Lívia já iniciou as atividades do MEV na zona rural de Malhada Alta no dia 25 de junho. A enfermeira Janaína dará continuidade ao programa no dia 15 de julho, seguida pela enfermeira Raiara, que realizará a ação no dia 22 de julho com suas respectivas equipes.

O MEV teve início em 17 de junho e se estenderá até 31 de julho, período durante o qual cada equipe de saúde poderá desenvolver suas atividades de monitoramento.

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas