
A cidade de Marcolândia recebeu, nesta quinta-feira, 09 de outubro, um importante encontro de atualização e aprimoramento profissional na área da saúde. O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou, em parceria com a Prefeitura Municipal de Marcolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Beneficência Chapada do Araripe, o minicurso “Suporte Avançado de Vida”, dentro do programa Coren Capacita.
O evento aconteceu na Unidade Escolar Mariano da Silva Neto e reuniu profissionais e estudantes da área da enfermagem de Marcolândia, Simões, Francisco Macedo, Caridade do Piauí e Araripina–PE. A capacitação foi ministrada pelo enfermeiro Dr. Walkyson Ellery, especialista em atendimento pré-hospitalar e instrutor de cursos de urgência e emergência.
Com carga horária de três horas e direito a certificação, o curso teve como foco o fortalecimento das habilidades técnicas e teóricas dos participantes, garantindo mais segurança e eficiência nos atendimentos de saúde. Além da formação, a ação também teve caráter solidário, com a doação de leite em pó solicitada aos inscritos.
A Capacitação em Suporte Avançado de Vida é voltada para profissionais e estudantes da área da saúde que desejam aprimorar seus conhecimentos em atendimentos de emergência de alta complexidade. Durante o curso, os participantes são orientados a reconhecer e intervir rapidamente em situações críticas, como paradas cardiorrespiratórias, arritmias graves e insuficiência respiratória, entre outras condições que exigem resposta imediata e qualificada.
Com uma abordagem teórico-prática, baseada nas diretrizes mais atualizadas da área, a capacitação aborda o uso de equipamentos especializados, administração de medicações de emergência, manejo de vias aéreas, monitorização avançada e trabalho em equipe sob pressão, competências essenciais para elevar a qualidade do cuidado prestado à população.
Durante a abertura do evento, a secretária municipal de Saúde, Domitilia Alencar, deu as boas-vindas aos participantes e destacou o papel do Coren-PI na valorização da categoria.
“Hoje recebemos o Coren com alegria e gratidão. Antes, existia certo receio quando se falava do Conselho, mas hoje sabemos o quanto essa equipe é comprometida em fortalecer, orientar e defender nossos profissionais de enfermagem. Que este momento seja de muito aprendizado e troca de experiências”, afirmou.
O presidente do Coren-PI, Dr. Samuel Freitas, também participou da capacitação e trouxe uma mensagem de incentivo e valorização à categoria. Em sua fala, destacou o orgulho de ser enfermeiro e o quanto a profissão tem conquistado avanços significativos nos últimos anos, fruto do esforço coletivo e da mobilização da classe.
“Tudo o que conquistei foi através da enfermagem. Antes de ser presidente do Coren, eu sou, com muito orgulho, um profissional de enfermagem. E quando olho para trás, vejo o quanto crescemos como categoria. Houve um tempo em que éramos vistos apenas como auxiliares no processo de cuidado, mas hoje somos reconhecidos como protagonistas da assistência em saúde”, pontuou.
Dr. Samuel ressaltou ainda a importância do sentimento de pertencimento e da união entre os profissionais.
“Muitas vezes ouvimos dizer que a enfermagem é desunida, mas percebo que essa desunião, na verdade, às vezes começa dentro de cada um de nós. Precisamos valorizar o que somos e o que representamos. Nos últimos cinco anos, nossa categoria avançou de uma forma que nenhuma outra conseguiu, e isso é resultado da nossa mobilização, da força que vem de cada profissional. Precisamos manter essa chama acesa, fortalecer uns aos outros e lembrar que, antes de tudo, somos enfermagem. E ninguém pode tirar de nós o valor dessa profissão”, completou o presidente.
A enfermeira Mônica Rodrigues, coordenadora da Atenção Primária em Saúde destacou a importância da parceria e da educação continuada.
“Essa capacitação foi possível graças à parceria entre o Coren, a Secretaria de Saúde de Marcolândia e o Hospital Beneficência Chapada do Araripe. É uma iniciativa que fortalece nossa rede de profissionais e garante mais segurança e qualidade na assistência à população”, ressaltou.
Também participaram do encontro os enfermeiros Wendel Marcos, Arthur Antines e Dr. Walkyson Ellery, além das enfermeiras Mônica Rodrigues, Waneska Feitosa e Vera Dias. Estiveram presentes ainda Wilvania, o responsável técnico do Hospital Beneficência Chapada do Araripe, Lucas, e a diretora da unidade, Leontina. Participaram também técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), profissionais da sala de vacinação e integrantes do SAMU de Marcolândia, coordenados por Ana Nobre.
A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Marcolândia, na gestão Amor e Respeito pelo Povo, do prefeito Dr. Corinto Matos, da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Beneficência Chapada do Araripe, com a formação contínua e valorização dos profissionais da rede pública, fortalecendo o cuidado, a humanização e a qualidade dos serviços ofertados à população.
Mais fotos