Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” foi lançada nesta quarta-feira (06. mar) a Campanha da Fraternidade 2019 em Jaicós. De acordo com a CNBB, o tema foi inspirado em uma citação bíblica do profeta Isaías: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”.
A campanha tem o objetivo de estimular a participação da população brasileira em políticas públicas e, com isso, fortalecer a cidadania e o bem comum.
Às 17h fiéis católicos liderados pelo padre Antônio Mendes e pelo diácono Cláudio Santana, se reuniram na Igreja de São Judas Tadeu no bairro Serranópólis. Logo em seguida saíram em procissão por algumas ruas e avenidas de Jaicós.
Na primeira parada na avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, membros da Pastoral da Juventude fizeram uma reflexão sobre o primeiro passo: ver- estudo da realidade. Especial atenção é dada, neste olhar, para as pessoas e famílias mais necessitadas e excluídas da sociedade. Para escolher as Políticas Públicas a serem implementadas, as administrações precisam fazer escolhas, preferencialmente com a participação popular, definindo os problemas mais urgentes e que afetam a qualidade de vida da população.
A segunda reflexão foi “julgar” que aconteceu em frente à Câmara Municipal.
Análise e julgamento a partir de alguns referenciais, especialmente da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, servindo como luz que ilumina nossas ações. Outros instrumentos, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Carta da Terra, a Constituição Cidadã, também são importantes para que os cristãos possam enxergar a sociedade como um todo e não apenas os que participam da vida eclesial.
O agir, terceira e última passo para reflexão foi em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês, centro da cidade.
Agir, são as considerações sobre as perspectivas pedagógicas e comportamentais que se abrem, com vistas a uma ação social transformadora. No caso das Políticas Públicas, significa propor às administrações públicas, políticas que busquem transformar as situações mais gritantes de injustiça e que causam sofrimento às pessoas, famílias e comunidades do município, estado ou país.
Já na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês, fiéis participaram da Misse de Cinzas, celebrada pelo padre Antônio Manoel e concelebrada pelo diácono Cláudio Santana.
Nesta quarta-feira de cinzas, a Igreja Católica iniciou também a Quaresma, período de preparação para a Páscoa.
Fonte: Saiba Mais