
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Piauí alcançou em 2025 o maior volume de apreensões de drogas de sua história recente. O resultado é fruto de operações qualificadas, uso de tecnologia, métodos modernos e da forte presença dos policiais nas rodovias federais que cortam o estado.
Entre 2023 e 2025, foram retirados de circulação 4,2 toneladas de entorpecentes, mais que o dobro do registrado no início do período. Somente em 2025, até o mês de agosto, já foram apreendidos 1.903 quilos de drogas, sendo 546 quilos de maconha e 1.367 quilos de cocaína. O número representa um crescimento de 29,4% em relação ao total de 2024 (1.470 quilos).
Os resultados mostram também uma escalada nas apreensões específicas: a quantidade de maconha interceptada cresceu 68% de um ano para outro (324 kg em 2024 contra 546 kg em 2025), enquanto a cocaína teve aumento de 19% no mesmo período (1.146 kg → 1.367 kg).
Algumas operações marcaram o ano, como a realizada em julho na BR-316, em Picos, onde foram apreendidos 637 quilos de drogas em ação conjunta com o Corpo de Bombeiros e cães farejadores da Polícia Civil, e a de agosto na BR-343, em Piripiri, com a interceptação de 540 quilos de cocaína transportados em um caminhão. Somadas, essas duas ocorrências concentraram mais de 1,1 tonelada do total apreendido no estado.
Mesmo com tentativas constantes de organizações criminosas de alterar suas rotas de tráfico, a PRF tem conseguido se antecipar com base em dados e monitoramento estratégico. Em 2025, grandes apreensões ocorreram em diferentes regiões do estado, incluindo Teresina, Piripiri, Valença e Picos, demonstrando a abrangência das ações.
O avanço no combate ao tráfico se deve ao uso de tecnologia de ponta, integração com outros órgãos de segurança e investimento em inteligência policial. De acordo com a PRF, o objetivo é enfrentar o crime organizado de maneira eficiente, garantindo mais segurança para as famílias piauienses.
Em nota institucional, a corporação destacou que “ao consolidar recordes de apreensão em 2025, reafirma sua missão de combater o crime organizado com eficiência e responsabilidade”, reforçando o compromisso de manter o enfrentamento ao tráfico como prioridade no estado.