Prevenção de gravidez na adolescência é tema de palestra em Francisco Macedo — PI

#

A Prefeitura de Francisco Macedo — PI, através da Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Social, com o apoio do Conselho Tutelar, realizou na manhã de hoje, 13 de fevereiro, uma importante ação sobre a prevenção de gravidez na adolescência.

Com o intuito de promover a conscientização dos jovens sobre os riscos e as consequências da gravidez precoce e apresentar medidas eficazes de prevenção, foi realizada uma palestra orientativa acerca da temática, no auditório Francisco Das Chagas Alencar.

Conforme a assistente Social, Jessica Guiomar, que conduziu o evento, a iniciativa é parte de uma série de ações para combater a gravidez na adolescência, e promover a saúde sexual e reprodutiva dos jovens no município. “A gravidez na adolescência pode trazer sérias consequências para a saúde da jovem e do bebê, além de prejudicar o desenvolvimento educacional e profissional. Por isso, é fundamental que os jovens tenham acesso a informações corretas e saibam como prevenir a gravidez”. Disse.

Jessica Guiomar destacou ainda sobre a importância de se investir em programas de prevenção e conscientização, especialmente em uma fase tão importante da vida dos jovens, a qual é a fase de adolescência.

Na oportunidade, a palestra foi ministrada pela psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Leyse Barroso. “O intuito da ação é de orientar e conscientizar os adolescentes sobre as medidas preventivas e educativas que contribuam para redução da gravidez na adolescência. Quando se trata gravidez, é importante destacar que isso pode ter consequências significativas tanto para a mãe quanto para o bebê. Muitas vezes, as adolescentes não estão completamente preparadas para as mudanças físicas e emocionais que acompanham a gravidez e o parto, o que pode levar a complicações de saúde e problemas sociais”. Destacou.

A coordenadora Pedagógica da Escola Estadual Maria Neusa, Aline Cristina, reforçou a discussão com os adolescentes sobre os cuidados importantes da prevenção na gravidez, e fez uma dinâmica sobre a temática. “A gravidez precoce pode afetar negativamente o desenvolvimento físico, emocional e social das adolescentes, e prejudicar seus planos e sonhos para o futuro. Por isso, é fundamental que tenhamos políticas e programas que promovam a educação sexual e o acesso a métodos contraceptivos de qualidade.” Frisou Aline.

O presidente do Conselho Tutelar, Edivaldo Manoel, enalteceu a importância da iniciativa. “É fundamental que vocês compreendam tudo que foi repassado, que vocês levem essas informações vocês para suas vidas, que tenham conhecimento e compreendam a responsabilidade que envolve a escolha de ter uma relação sexual, especialmente a partir da idade adolescente. Nessa fase da vida, muitos desafios e transformações acontecem e é importante que vocês estejam preparados para enfrentá-los, mas sempre de forma segura e consciente. Se previnam, redobrem os cuidados e pensem muito bem antes de agir”. Disse.

Também estiveram presentes, a coordenadora da atenção básica, Everalda Araújo, Conselheiros Tutelar, adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes — NUCA, adolescentes da Rede Pública de Ensino, incluindo da Escola Estadual Maria Neusa de Sousa, entre outros.

Encerrando o evento, foi servido lanche para todos os presente. As ações da prevenção de gravidez na adolescência seguem nesta terça-feira, 14, com palestra e uma reunião, voltada para os pais.

Fotos;

Paulo Sabino
Paulo Sabinohttp://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas