
Buscando alertar a população a respeito da discussão e prevenção ao suicídio, a prefeitura municipal de Padre Marcos-PI lançou a campanha #setembroamarelo, que tem como tema: “A vida vale apena ser vivida e juntos somos mais fortes”.
A mobilização é realizada por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, em parceria com o NUCA e a articulação do Selo Unicef. O lançamento oficial da campanha foi realizado na noite desta segunda-feira, 16, no Plenário da Câmara Municipal de Padre Marcos-PI.
A cerimônia de lançamento contou com a realização de duas palestras, que teve como público alvo autoridades municipais e representantes das pastas acima mencionadas.
De acordo com a secretária de Administração, Thuanny Mikaella, a campanha contará com extensa programação, onde serão realizadas diversas atividades com o objetivo de valorizar a vida. “Nós estamos aderindo a campanha de uma maneira diferenciada, pois o município de Padre Marcos buscará sensibilizar e estimular profissionais, famílias, adolescentes e comunidade em geral, com ações que valorizem os diversos motivos para viver e ser feliz, pois, assim como nosso tema diz, a vida vale a pena ser vivida e juntos somos mais fortes. ” Finalizou a secretaria.
A secretária municipal de Saúde, Maria Lúcia, destacou que o projeto é uma forma chamar a atenção da população, e frisou que a valorização da vida é algo essencial. “É um momento muito especial, pois iniciamos a campanha, setembro amarelo que é de extrema importância e vem com o objetivo de combater, alertar, prevenir e conscientizar as famílias e a sociedade de um modo geral sobre as causas e consequências que a depressão pode causar na vida de um ser humano. Quero agradecer também a presença de todos, pedi o empenho e colaboração no decorrer de todo projeto, muito obrigado a todos”. Disse Maria Lúcia.
A secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias, também, agradeceu aos envolvidos pela realização da campanha e destacou que a temática não deve ser abordada de forma intensificada somente durante a campanha, mas sim de forma continuada. “Temos que nos empenhar em grande medida para os trabalhos voltados ao atendimento à saúde mental, de forma que, não fique apenas durante essa campanha, mas que possamos trabalhar e abraçar essa causa todos os dias”, ressaltou.
As palestras da noite, foram realizadas pela psicóloga do município, Dra. Vanessa Marques, que abordou sobre a temática, “Vamos falar de saúde mental”, e pelo Coach integral sistêmico, enfermeiro e terapeuta, Ezequiel J Silva Dias, que explanou sobre o tema “Faça acontecer”. As palestras tiveram como foco, as áreas da depressão e do suicídio, desde a prevenção até o tratamento e superação.
Na ocasião, também foi trabalhado uma dinâmica, distribuído panfletos e cartazes informativos sobre assunto, e após as palestras foi servido um “Coffer Breaker” aos presentes.
PROGRAMAÇÃO
A campanha #setembroamarelo seguem durante a semana no município, com diferentes atividades e direcionadas a variados públicos.
17/09- 14:00 horas; palestra “É preciso falar sobre tristeza”, no CRAS, destinadas aos idosos. Já as 15:30; oficina “#NãoDesistaDeVocê”, na câmara municipal, direcionada aos professores e adolescentes.
18/09- 14:00 horas; palestra “enfrentamento a vida”, às 15:00, oficina “prevenção de mortes por causas externas”, realizadas na câmara municipal para responsáveis de crianças e adolescentes dos programas sociais; às 15:30, oficina “#NãoDesistaDeVocê”, na Unidade Escolar Dr. Francisco Luiz de Macedo, para os professores e adolescentes da instituição. E por fim, às 16:00 horas, a palestra “o poder da ação”, no salão da igreja catolica, onde o público alvo é a comunidade do povoado Riacho do Padre.
26/09 – 15:00 horas, a realização da palestra “Enfrentamento a vida”, na Unidade Escolar Davi Severiano, Povoado Riacho do Padre, para os professores e adolescentes.
Veja fotos;
[rl_gallery id=”81030″]
Da redação, Infonewss.com