Prefeitura de Vera Mendes lança projeto “Qualificar para Servir Bem” e capacita proprietários de bares

A Prefeitura Municipal de Vera Mendes Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, lançou nesta última semana o Projeto “Qualificar para Servir Bem”, que visa realizar diversas oficinas de qualificação e cursos de geração de emprego e renda para a população do município.

A Solenidade que foi realizada na Chácara da Jane, localizada na comunidade Cantofle Zona Rural da cidade, contou com a presença do prefeito Dr. Carlim, que esteve acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social Domingas Edna, profissionais da pasta e o público-alvo que são os donos de bares.

Segundo o prefeito Dr. Carlim, o objetivo principal do projeto que é promovido com recursos próprios oriundos do Fundo de Participação do Município – FPM e  de recursos do Fundo Municipal de Assistência Social – FMAS, é desenvolver e apoiar atividades de qualificação profissional e de incentivo ao empreendedorismo, visando fomentar o desenvolvimento, com inclusão social e produtiva e a diversificação da economia, para que os comerciantes possam enfrentar da melhor forma a crise provocada pelo novo coronavírus.

De acordo com a Assessora Jurídica do Município Yana Moura, a iniciativa visa investir em qualificação profissional e empresarial, oportunizar ações de oficinas e cursos de formação inicial e continuada, integrar as ações de qualificação profissional às de inserção no mercado de trabalho, orientar sobre o bom atendimento ao cliente, incentivar a inscrição dos pequenos comerciantes como MEI – Microempreendedor Individual, capacitar de forma teórica e prática os participantes para melhor servir, e realizar a gestão de capacitação e qualificação profissional e das ações de fomento ao empreendedorismo.

A qualificação que será realizada anualmente, oferece uma semana de aprendizado com a promoção de oficinas e cursos, apresentados por profissionais qualificados, onde cada tema abordado é repassado de forma teórica e trabalhado de forma prática.

Na ocasião o experiente barman, Antista Moreno, ministrou para os alunos uma oficina que abordou o aperfeiçoamento dos conhecimentos, facilitando o desenvolvimento de habilidades para serem aplicadas na organização do ambiente de trabalho. Na atividade prática o aluno pode aprender a servir alimentos e bebidas, recepcionar e atender o cliente com qualidade, bem como obtém noções de ética profissional, marketing e higiene pessoal e regras básicas de abordagem.

Além das atividades de aperfeiçoamento, os alunos foram capacitados com oficinas relacionadas a investimentos, responsabilidade e educação financeira realizada por funcionários do Banco Crediamigo, receberam dicas da palestrante e Nutricionista, Carla Gabriele, sobre os e manejo com alimentação no ambiente de trabalho, e participaram de uma dinâmica com a Psicóloga Alla Nani.

Fotos;