Prefeitura de Picos realiza a IX conferência municipal de saúde, com o tema “O SUS que queremos”

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a IX Conferência Municipal de Saúde, com o tema “O SUS que queremos”, que teve início na segunda-feira, 12 de agosto, e se encerra nesta terça-feira, 13 de agosto. O evento foi sediado no Campus Senador Helvídio Nunes, da Universidade Federal do Piauí, e reuniu autoridades, profissionais da saúde, acadêmicos e a comunidade local.

O evento marca o primeiro de dois dias de debates e deliberações que resultarão no Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos. A programação inclui discussões temáticas, apresentação de propostas e definição de diretrizes para o fortalecimento da saúde no município.

A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Thales Coelho, do secretário de Governo, Júnior, que estava representando o prefeito, e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Araújo, além de autoridades, acadêmicos e a população picoense.

Dr Thales deu abertura a IX conferência municipal de saúde, o mesmo destacou sobre os temas a serem discutidos, além da importância dessa conferência para todo o município.

Em entrevista, Thales Coelho ressaltou a relevância dos temas em discussão e declarou oficialmente aberta a nona edição da conferência. “Quero parabenizar toda a equipe da Secretaria Mundial de Saúde pela participação neste importante evento. A Conferência da Saúde tem como objetivo aproximar a população, ouvir suas demandas e identificar os pontos que precisamos melhorar para avançar na qualidade dos serviços. Aqui, iremos discutir tanto os desafios enfrentados pela Secretaria quanto os avanços obtidos desde o início desta gestão, em janeiro. Embora já tenhamos alcançado importantes resultados, sabemos que ainda há muito a conquistar. Nosso compromisso é ouvir a população e todos os setores envolvidos, buscando aprimorar especialmente o atendimento do SUS, essencial para Picos, para o Piauí e para todo o Brasil. Tenho convicção de que esta conferência nos dará o direcionamento necessário para garantir uma saúde pública de excelência para nossa cidade”, afirmou.

O secretário de Governo, Dr Júnior Santos, em entrevista destacou a importância do evento para o município, enfatizando o papel das políticas públicas no fortalecimento da saúde local. “Gostaria de parabenizar a gestão do nosso secretário Thales Coelho, que, por meio desta conferência, promove a participação ativa da sociedade de forma ampla, possibilitando que todos contribuam com a administração. Esse diálogo é fundamental para que a gestão tenha um direcionamento claro de trabalho, identificando as demandas específicas de cada localidade e de cada população, pois são os próprios moradores que conhecem, de fato, as necessidades de suas comunidades. O prefeito Pablo Santos tem se mostrado aberto a esse processo, seguindo sua determinação de realizar uma gestão participativa, transparente e comprometida em ouvir e atender às reivindicações populares”, disse.

Júlio Araújo, por sua vez, fez um balanço das edições anteriores e destacou a atual conferência como fundamental para o avanço das discussões na área. “Esta conferência representa um momento de grande importância, com a participação ativa da sociedade. A última Conferência Municipal de Saúde ocorreu há seis anos, fora do seu período regular. Por isso, optamos por realizá-la no primeiro ano da atual gestão, conforme o calendário adequado. O tema, proposto pelo Conselho Municipal de Saúde, reflete as reais necessidades da população: “Qual é o SUS que queremos?”. Nosso objetivo é garantir que a população tenha voz, que seja ouvida pelos gestores e que suas demandas sejam efetivamente transformadas em ações”, disse.

A palestra magna foi ministrada pelo professor Mailson Fontes, que abordou desafios e perspectivas da saúde pública, principalmente sobre o tema abordado na conferência, o Sistema Único de Saúde (SUS).

A conferência segue até quarta-feira (13), com painéis e plenárias que definirão o documento final a ser incorporado ao planejamento da saúde municipal, além de credenciamento, palestras e grupos de trabalho, com o objetivo de elaborar propostas para a melhoria dos serviços de saúde no município.

Mais fotos