No início desta semana, o prefeito de Padre Marcos – PI, José Valdinar da Silva, juntamente com a equipe Secretaria Municipal de Obras, visitaram as comunidades de Pombas, Lagoa das Pedras e Recanto para acompanharem a perfuração dos poços artesianos que irão beneficiar dezenas de famílias.
Durante o trabalho de perfuração, estiveram acompanhando o prefeito Valdinar Silva, o secretário de Obras, Erismar Carvalho, a Engenheira Civil, Wiliane Kelly, e também por alguns moradores, que comemoraram a chegada da benfeitoria.
As ações do poder público é uma das prioridades da gestão do prefeito Valdinar Silva, tendo como objetivo facilitar o acesso à água para famílias da Zona Rural. A iniciativa tem têm transformado a vida de diversas pessoas, onde recursos públicos têm sido aplicados de forma eficiente, aproximando os serviços e levando benefícios aos moradores.
Pessoas que diariamente percorriam longas distâncias em busca da água para manter atividades básicas de subsistência passam a contar com água limpa e de boa qualidade. Além de melhorar a qualidade de vida, a chegada do programa nas comunidades representa a perspectiva de mais investimentos e o fim de um longo período de dificuldades.
Nesta etapa, as obras foram executadas como já mencionado na localidade Pombas, com a perfuração de um poço com vazão de 5 mil m³ por hora, com 110 metros de profundidade, Lagoa das Pedras, e Recanto, que também teve uma vazão de 5 mil m³ por hora, com profundidade de 80 metros.
O secretário de obras, Erismar, falou sobre a iniciativa. “Contribuímos com uma parcela importantíssima no abastecimento, facilitando a captação e a distribuição de água para essas localidades que há muito tempo sofre com esse problema”. Comentou.
Em conversa, o prefeito Valdinar disse que o objetivo da ação que se soma a diversas outras, é oferecer melhores condições de saúde e a qualidade de vida da população. “Hoje todas as comunidades de nosso município são assistidas pela administração, é uma prioridade nossa, tem sido um trabalho intenso para trazer mais dignidade para nossos agricultores e todos que aqueles moram na zona rural, que já sofrem com o problemas diários. Seja na educação, saúde, infraestrutura, lazer e saneamento básico, todos os serviços prestados pela gestão pública estão sendo aproximadas, e tem garantido qualidade de vida aos moradores das comunidades” disse o gestor.
Uma moradora de uma das localidades beneficiadas, que preferiu não se identificar, falou sobre a realidade antes da perfuração do poço. “A gente abastecia nossa casa com água de um poço de um vizinho, quando secava íamos pedir para outro e rezávamos para Deus nos mandar chuva. Agora, temos o poço. No momento que deu água eu escutei a explosão lá de casa. Fiquei muito feliz. Água é tudo. Não tem como viver sem água”, disse.