Prefeitura de Padre Marcos expõe potencial cultural em live e entrega veículo durante festejos da cidade; veja fotos

Paralelo ao principal evento religioso da cidade de Padre Marcos, quando é comemorado os festejos de Santo Antônio, e as diversas atividades juninas, envolvendo shows artísticos, apresentações culturais e concursos de quadrilhas, este ano cancelado por conta da pandemia de Covid-19, a Prefeitura Municipal de Padre Marcos gestão do Prefeito Valdinar Silva, se adequou a tecnologia e promoveu uma Live Cultural com a participação de diversos artistas da terra.

Denominada de “Padre Marcos Cultural: Origens e Tradições!”, a Live foi realizada no Clube Centro Social Urbano, na noite deste último domingo, 13 de junho, data quando é realizado tradicionalmente o principal dia de atividades nos festejos do município. Durante a transmissão virtual, foram apresentados para todos os telespectadores os artistas da terra, a culinária, o artesanato e as culturas tradicionais que representam a história e a origem da terra da boa esperança, berço da educação piauiense.

Como já mencionado, a iniciativa é uma organização da Prefeitura Municipal de Padre Marcos, por meio da Secretaria de Cultura, e contou com a participação de artistas da terra, repentista, grupos de música, de dança, quadrilhas juninas, artesãos, poetas, designers gráfico, de moda, cozinheiros, capoeiristas, que foram beneficiados com recursos financeiros no valor de cerca de 49 mil reais da Lei Aldir Blanc, auxilio financeiramente – de maneira emergencial – ao setor cultural que tiveram suas atividades comprometidas ou mesmo interrompidas por conta da pandemia da Covid-19.

O evento on-line que teve mais de três horas de duração, teve inicio com o cântico do Hino Oficial do município que na oportunidade foi interpretado pela Secretária de Cultura, Linnara Emilly, além da apresentação dos artísticas dos cantores Lamarck Macedo, Francis dos Teclados, Adelson, do grupo evangélico, Os Levitas, do DJ Magrão e o grupo de dança Ballet do Magrão, do repentista Netinho Macedo, de quadrilhas juninas da cidade, desfiles de moda, do grupo de capoeira cordão de ouro’, e do poeta Alexwell, além da exposição estandes com obras de moda, artesanato, olaria, design, comidas típicas e cerâmicas.

De acordo o assessor técnico do município Edson Ribeiro, e coordenador do evento, a iniciativa é uma forma de valorizar os artistas e promover a cultura, a música e a arte local. “A cultura de uma maneira geral tem sido esquecida, então uma iniciativa como essa é uma forma de regatarmos nossas origens e mantermos as nossas tradições, que aliás foi o título da nossa live. Hoje foi apenas uma pequena amostra do que o município de Padre Marcos possui em termos de cultura, pois aqui temos uma diversidade de indescritível cultural”, frisou.

Durante a live, uma roda de conversas entre três personalidades defensoras da cultura municipal, o prefeito Valdinar Silva, do advogado Raimundo Vieira e do vice-prefeito e escritor Valdo Benedito, explanaram sobre a história do município de Padre Marcos, desde o seu surgimento, no ano de 1786, com a chegada do português Francisco Marcos de Araújo Costa, pai do padre Marcos de Araújo Costa, que deu nome ao município, no mesmo momento que argumentando e apresentando provas concretas que a cidade é berço da educação piauiense.

Em entrevista, a Secretária de Cultura Linnara Emilly falou sobre realização do evento. “Nós sabemos que com a pandemia o setor mais afetado foi o cultural devido as medidas de restrições, então houve um prejuízo financeiro para toda cadeia produtiva cultural, e com tudo isso veio a lei Aldir Blanc, que garantiu para todos os nossos artistas esse suporte nesse momento bastante difícil, e em contrapartida os artistas beneficiados nos presentearam com esse momento de entretenimento, arte, cultura, e eu fico muito feliz e muito honrada por ser de Padre Marcos e viver esse momento que é um marco na nossa cultura, tradição e história”, comentou.

O prefeito Valdinar Silva em entrevista, lamentou a não realização dos festejos juninos. “Por mais um ano nós não pudemos fazer a nossa festa junina em praça pública, mas não poderíamos deixar de valorizar e mostrar a nossa cultura, por isso realizamos essa live com a participação dos trabalhadores da cultura que foram beneficiados pela Lei Aldir Blanc, eles que foram muito prejudicados pela pandemia”, explanou.

No mesmo dia, o prefeito Valdinar acompanhado de autoridades municipais entregou para a população de Padre Marcos um novo veículo para a Secretaria de Educação, um carro modelo S10, que foi adquirido através de uma parceria da Secretaria de Educação Estadual com Secretaria Municipal de Educação. “É uma parceria que vem dando resultados, e esse veículo vem para ajudar no deslocamento mais adequado dos nossos professores, coordenadores e demais profissionais da educação, pela zona rural do nosso município”, disse.

O evento foi realizado seguindo todos os protocolos de saúde e prevenção à Covid-19, e contou com participação restrita, do prefeito Valdinar Silva acompanhado da primeira-dama Edilene Silva, o vice-prefeito Valdo Benedito, a secretária de Cultura, Linnara Benedito, os secretários municipais Thuanny Mikaela (de Administração), Eraldo Carvalho (de Educação), Maria Lúcia (de Saúde), Erimar Carvalho (de Transportes), Lucicleide Dias (de Assistência Social), Dr. Raimundo Vieira (da Procuradoria), Luiz Filho (de Empreendedorismo), Bento (de Agricultura), a engenheira civil Williane Kelly, os vereadores Antônio Chiquinho, Bonifácio Dias, Iranildo Carvalho, Manoel Francisco (Neli), Hilda Bento e Irmão Helton.

Fotos;