Prefeitura de Jaicós inicia campanha Maio Laranja com ações de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes

A Prefeitura Municipal de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), deu início nesta segunda-feira (12) às atividades da campanha Maio Laranja, mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A ação, realizada em parceria com o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com o apoio da Polícia Militar, visitou as escolas municipais Francisco Crisanto e Líria Alencar para conscientizar alunos e comunidade escolar.

A iniciativa, de alcance nacional, tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a relevância da prevenção, do relato e do enfrentamento dessas violações que atentam contra os direitos essenciais de crianças e adolescentes.

A palestra foi ministrada pela assessora jurídica do CREAS, advogada Maressa; pela psicóloga Layla Reis; pela conselheira tutelar Marinalva; e por Guilherme Abreu, assessor da 1ª Promotoria de Justiça de Jaicós. Também estiveram presentes a coordenadora do CREAS, Larysse Dias; a coordenadora do CRAS, Tamires Sousa; e o tenente Tenório, comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, que reforçou o comprometimento das forças de segurança com a causa.

Durante o evento, o assessor ministerial da 1ª Promotoria de Jaicós, Guilherme Abreu, reforçou a importância da mobilização. “Estamos aqui para destacar e conscientizar todas as crianças e toda a população em geral sobre a importância da infância e da adolescência, especialmente neste mês de combate à exploração infantil. O Ministério Público tem um papel fundamental nesse processo, garantindo que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade sejam ouvidos e assistidos por meio dessa união de esforços”, afirmou.

Durante as ações da campanha Maio Laranja nas escolas municipais de Jaicós, a coordenadora do CREAS, Larysse Dias, reforçou a relevância da iniciativa e fez um convite à população para se engajar na causa. “Esta campanha é de extrema importância para conscientizar e prevenir situações de violência contra crianças e adolescentes. Convidamos toda a comunidade a participar e ficar atenta, pois a proteção dos nossos jovens é um dever de todos”, afirmou.

Larysse ainda destacou dados positivos. “Em 2025, até o momento, não registramos nenhum caso de abuso ou exploração infantil no município, o que demonstra o avanço das políticas de prevenção e a eficácia do trabalho em rede entre CREAS, Conselho Tutelar, CMDCA e demais parceiros.” Pontuou.

A conselheira tutelar Marinalva Lopes, representando o Conselho Tutelar de Jaicós, destacou o papel ativo do órgão na campanha Maio Laranja e reafirmou sua disponibilidade para atender e proteger crianças e adolescentes em situação de risco. “Estamos à disposição da população para o que for necessário. Nosso trabalho é garantir os direitos das crianças e adolescentes, e contamos com o apoio de todos para denunciar qualquer situação de violência ou abuso”, declarou.

Marinalva destacou ainda os canais de denúncia, lembrando que qualquer cidadão pode e deve denunciar suspeitas de abuso ou exploração através do Disque 100, do Conselho Tutelar local ou da Polícia Militar (190).

Na ocasião a psicóloga do CRAS, Layla Feitosa, reforçou a importância das ações educativas que estão percorrendo todas as escolas do município. “Este ano estamos levando essa discussão para cada unidade de ensino porque é fundamental que crianças e adolescentes conheçam seus direitos, saibam identificar situações de risco e tenham coragem de denunciar. Só assim podemos prevenir e combater a violência”, afirmou.

Mais fotos