A pandemia do novo coronavírus estancou o fluxo cotidiano em todo mundo levando as pessoas a uma parada obrigatória, para evitar a intensificação e disseminação da doença. Como forma de prevenção e sensibilização a Prefeitura de Francisco Macedo lançou nesta quarta-feira, 12 de agosto, a campanha “Quem ama se cuida” que traz como lema “Uma luta de todos”.
A iniciativa, deflagrada pelo prefeito Nonato Alencar, tem como objetivo principal conscientizar a população para frear a propagação em massa e comunitária do novo coronavírus no município. A ação enfatiza os cuidados e orienta a população sobre como evitar transmissão da doença.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o Chefe do Execultivo Municipal destaca o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde no cidade. Francisco Macedo foi uma das últimas entre as 224 cidades do Piauí a registrar casos de Covid-19, resultado do ótimo trabalho desenvolvido pela pasta.
Vídeo;
https://www.instagram.com/tv/CDw9uVhh2Lr/?igshid=1kemj6nbtdorg
Em entrevista ao Cidades na Net, a presidente do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, Milena Alencar, reforçou a necessidade dos cuidados e pede que as pessoas que tiveram contatos com casos suspeitos ou que apresentem sintomas leves fiquem no isolamento. Milena orienta também que as pessoas procurem a unidade de saúde somente em casos reais de sintomas. “O ideal é procurar a unidade de saúde se tiver realmente sentindo sintomas. Caso contrário, quem não estiver sentindo nada deve ficar no isolamento e pensar nas pessoas mais velhas, naquelas que têm comorbidades. O fato de não sentir nada, estar assintomático e ficar saindo pode acontecer de contaminar as pessoas. Tem muita gente que teve contato com casos, não está sentindo nada e fica se expondo, andando, vai até a unidade de saúde e isso é muito arriscado”, orienta Milena Alencar.
Doença
O novo coronavírus pode ser transmitido de uma pessoa para outra por meio de gotículas respiratórias, eliminadas pelo indivíduo infectado, ou ainda pelo contato com objetos contaminados e posterior contato com as mucosas. Essa doença é facilmente transmitida e rapidamente evoluiu no país e na região, chegando a números assustadores.
Casos e medidas de prevenção adotadas na cidade
Em Francisco Macedo, atualmente com 23 casos confirmados, 2 curas clínicas, e 27 em investigação a gestão municipal adotou uma série de medidas, através de decretos municipais, proibindo aglomerações, cancelando eventos, suspendendo atividades não essenciais e aulas presenciais, além da adoção do Lockdown e do Toque de Recolher. Estas medidas estão sendo importantes para frear o número de casos no município.
Boletim

