Os dois próximos finais de semana serão de lockdown no município de Francisco Macedo. O prefeito Nonato Alencar divulgou nesta quinta-feira, 13, um decreto com novas medidas que serão colocadas em prática na busca de combater a proliferação do novo coronavírus, para os próximos dois finais de semana, dos dias 15 e 16 e 22 e 23 de agosto.
A determinação ocorreu por meio do Decreto nº 030/2020, que trata do funcionamento de estabelecimentos e demais atividades a serem aplicadas a partir das 24 horas do dia 15 até as 24 horas do dia 17 de agosto e, a partir das 24 horas do dia 22 até as 24 horas do dia 24 do corrente mês.
De acordo com o Decreto, as mudanças foram adotadas considerando o crescimento da taxa de transmissibilidade do novo coronavírus, bem como o aumento de casos registrados em Francisco Macedo.
Desta forma, ficam suspensos os serviços em estabelecimentos considerados não essenciais. Apenas locais como farmácias, drogarias, serviços de saúde, imprensa, segurança e vigilância, serviços de delivery exclusivamente para alimentação, borracharias, postos de combustíveis e pontos de alimentação localizados nas rodovias poderam funcionar.
Serviços Públicos
Os serviços públicos tais como energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão, deverão funcionar entre os dias 15 e 16 e entre os dias 22 e 23 de agosto, respeitando as determinações sanitárias expedidas para a contenção do novo coronavírus, inclusive quanto aos atendimentos emergenciais.
Fiscalização
De acordo com o documento, a fiscalização das medidas determinadas neste Decreto será exercida pela vigilância sanitária municipal, em articulação com os membros do comitê gestor de enfrentamento ao covid-19, e com o apoio da Polícia Militar.
Fica determinado aos órgãos indicados neste artigo que reforcem a fiscalização em relação às seguintes proibições: aglomeração de pessoas ou consumo de bebidas em locais públicos; direção sob efeito de bebida alcoólica.
Outros
Os pontos de alimentação localizados nas rodovias destinam-se exclusivamente para o atendimento de motoristas em trânsito.
A Prefeitura destaca ainda que nenhuma atividade ou estabelecimento discriminado neste Decreto poderá funcionar desrespeitando as medidas sanitárias de combate à covid-19.
