Prefeitos do Vale do Itaim se reúnem e discutem desligamento de lixões

A Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI), comandada pelo presidente Gederlânio Rodrigues, realizou nesta terça-feira (15) a 4ª reunião de estudo, análise e planejamento de sustentabilidade ambiental, econômica e operacional de resíduos.

O encontro entre os municípios foi organizado na sala de reuniões da APPM, em Teresina. De acordo com a engenheira ambiental, sanitarista e apresentadora, Ana Letícia, a etapa foi focada nas maneiras econômicas de garantir o encerramento dos lixões.

O presidente GD reforçou o objetivo da quarta etapa do processo em viabilizar o melhor caminho para o objetivo. Segundo o representante, o plano está em execução há mais de um ano e segue em reta final para ser concluído.

“A questão é ver como vai ser, qual a distância, percurso e despesa de cada município. Nós vamos apresentar o que temos estudado e visto como as melhores alternativas para o momento”, declarou.

Com poucos aterros regularizados no estado, GD ainda pontuou que a decisão de desligar os lixões da região do Vale do Itaim foi uma luta conjunta das prefeituras. Além de garantir a limpeza das cidades, é possível ter controle de doenças e melhorar a qualidade de vida da população.

“Nossa etapa de elaboração está no plano logístico e econômico para encerrar da melhor forma. É uma luta que travamos ao lado dos municípios do Vale do Itaim para trazer mais limpeza, evitando doenças e finalizando o plano que é muito importante para o Vale do Itaim”, completou.

Fonte: Cidades em Foco