Em Jaicós, 1.328 agricultores foram inscritos.
O valor quitado pela prefeitura é essencial para o funcionamento do programa, que também conta com contribuições do Governo Federal, do Governo do Estado e dos próprios produtores rurais. A adesão garante que, caso a produção agrícola seja comprometida em pelo menos 50%, os agricultores cadastrados possam receber um auxílio emergencial, pago em até cinco parcelas.
O Garantia Safra é um programa federal coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e tem como público-alvo os agricultores familiares que cultivam até 5 hectares de alimentos como milho, feijão, arroz, mandioca e algodão. Para acessar o benefício, o produtor precisa estar regularmente inscrito no programa e ter realizado todas as etapas de adesão, inclusive o pagamento da cota individual.
Com o clima cada vez mais imprevisível no semiárido, programas como o Garantia Safra tornam-se fundamentais para dar respaldo aos pequenos produtores e evitar o colapso da produção agrícola local. Além de ser uma rede de proteção social, o programa também contribui para a manutenção da economia rural.
ASCOM/ PMJ