Prefeito, vice-prefeito, secretária de saúde e coordenadora da atenção primária de Marcolândia — PI participam de seminário de qualificação da APS

O prefeito Corinto Machado De Matos Neto, vice-prefeito Valmir Rodrigues Damasceno, a secretária de Saúde Domitilia Alencar e a coordenadora da atenção primária Mônica Rodrigues, ambos de Marcolândia — PI, em agenda na capital Teresina — PI,  participaram do Seminário de Qualificação do Desempenho na Atenção Primária da Saúde.

O seminário foi realizado nos último dias 31 de maio e 1 de junho, e teve como objetivo incentivar um debate institucional construtivo entre às três esferas para qualificar os processos de trabalho da APS, que faz parte do Programa Previne Brasil.

Na oportunidade, foram apresentadas quatro experiências exitosas na Atenção Primária, com relação ao alcance dos Indicadores do Previne Brasil.

O Programa Previne Brasil foi criado por meio da Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Esse novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, distribuídos com base em três critérios principais: captação ponderada (modelo de remuneração calculado com base no número de pessoas cadastradas), pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

Entre os indicadores observados pelo Programa estão a proporção de gestantes com, pelo menos, seis consultas pré-natais realizadas, proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV, proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado, cobertura de exame citopatológico, cobertura vacinal de poliomielite e pentavalente, percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida a cada semestre e percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Entre os objetivos de monitorar os indicadores destacam-se reconhecer os resultados alcançados e a efetividade ou necessidade de aperfeiçoamento das estratégias de intervenção; subsidiar a definição de prioridades e o planejamento de ações para melhoria da qualidade da APS; e promover a democratização e transparência da gestão, por meio da publicização de metas e resultados alcançados.

Os numeradores dos sete indicadores são constituídos, em sua maioria, pela quantidade de pessoas acompanhadas, e são oriundos da produção das equipes dos municípios.

A secretaria de Saúde do município falou sobre o evento. “Participamos do seminário que visa apoiar nós gestores na melhoria dos indicadores de desempenho no Programa Previne Brasil. Na oportunidade foram discutidos os 7 indicadores de saúde a serem alcançados, que envolvem a saúde da mulher, saúde da criança e saúde do adulto.”, comentou Domitilia Alencar.