Prefeito Osvaldo da Abelha Branca compara seca em Paulistana à crise de 2012 durante reunião na APPM

O prefeito de Paulistana, Osvaldo Mamédio da Costa, mais conhecido como Osvaldo da Abelha Branca, participou nesta terça-feira (8) de reunião emergencial convocada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) para discutir os graves efeitos da seca no estado.

A reunião teve como objetivo articular ações integradas para mitigar os impactos da estiagem, que já afeta severamente a economia e o abastecimento de água em vários municípios piauienses.

O gestor destacou a situação crítica enfrentada por seu município e comparou a atual estiagem à crise de 2012.

“Em 2012 nós tivemos um ano difícil assim como foi naquela época está acontecendo esse ano. Nossas principais dificuldades pela estiagem são a falta de água e pastagem para o rebanho. Os agricultores pecuaristas têm seus rebanhos, querem diminuir, mas não têm mercado. Ou seja, a lei da oferta e demanda: a oferta está maior e a demanda não, e o preço cai. Enquanto isso, o preço da ração sobe e atinge diretamente a principal atividade econômica que é a agropecuária.”

 O gestor destacou os graves impactos na pecuária e agricultura do município.

“Na agricultura temos cerca de 90% de perda. E estamos iniciando [o período seco] com muita dificuldade na questão do abastecimento de água, principalmente na zona rural. E ainda temos um longo período [de seca] até o ano seguinte.”

O evento reuniu representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, Governo do Estado, Defesa Civil (nacional e estadual), Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), SADA e Secretaria de Assistência Social (SASC), além de diversos gestores municipais.

O deputado Nerinho, Secretário de Estado da Defesa Civil do Piauí, enfatizou a importância da colaboração entre os governos municipal, estadual e federal para enfrentar essa grave crise.

“É essencial que haja um trabalho conjunto entre os diferentes níveis de governo. Estamos realizando um levantamento da situação com a Defesa Civil e, infelizmente, essa pode ser uma das piores secas dos últimos anos. Precisamos encontrar soluções rápidas para que a população não sofra com a escassez de água”, afirmou.

Admaelton Bezerra, presidente da APPM e prefeito de São José do Piauí, ressaltou a urgência de ações concretas para melhorar as condições dos municípios afetados. “A estiagem tem impactado severamente nossos municípios, afetando o abastecimento de água, a produção agrícola e, consequentemente, a qualidade de vida da população. Precisamos unir forças para encontrar soluções eficazes e garantir o apoio necessário às cidades mais afetadas”, declarou Bezerra.

Além da reunião emergencial, o prefeito Marcio Alencar cumpre agenda política em Teresina, com o objetivo de buscar mais recursos e apoio para o município. Durante a visita à capital, o gestor teve encontros com secretários estaduais, deputados e outras autoridades, visando à implementação de programas que atendam às necessidades mais urgentes da população.