
O prefeito de Bocaina, Guilherme Macedo, marcou presença na abertura da segunda etapa do Pactos pelo Piauí, evento que reuniu mais de 200 gestores municipais e autoridades no Centro de Convenções, em Teresina. A iniciativa, promovida pelo governo do estado, tem como objetivo fortalecer a cooperação entre os 224 municípios piauienses, facilitando o acesso a programas estaduais e federais nas áreas de saúde, educação, segurança, gestão pública, meio ambiente e infraestrutura.
Na solenidade de abertura, realizada na segunda-feira (24), o prefeito acompanhou as discussões sobre políticas públicas integradas, ao lado de nomes como o governador Rafael Fonteles, os ministros Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), além do secretário de Planejamento, Washington Bonfim.
Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Severo Eulálio, e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra, reforçando a importância da articulação entre os entes federativos.
Em seu discurso, o governador Rafael Fonteles destacou a necessidade de trabalho conjunto para melhorar os serviços à população. “É a única maneira da democracia funcionar efetivamente. Juntos, Governo do Estado, Federal e Municipal, cooperando e atuando na mesma direção”, afirmou.
O prefeito Guilherme Macedo ressaltou a importância do evento para Bocaina, destacando a troca de experiências e a busca por parcerias que possam impulsionar o desenvolvimento do município. “Eventos como esse são fundamentais para alinharmos nossas demandas e conquistarmos melhorias para nossa população”, disse.
Na terça-feira (25), o gestor participou de debates sobre os Pactos pela Educação e pela Gestão e Tecnologia, além de visitar stands institucionais. À tarde, as discussões abordaram saúde, segurança, trânsito, saneamento e defesa civil, com encerramento cultural.
Nesta quarta-feira (26), último dia do evento, o prefeito integra o 30º Fórum de Fortalecimento da Rede de Parcerias, com foco em plataformas como Transferegov.br e Obrasgov.br, que buscam maior transparência e eficiência na gestão de recursos públicos. Também estão na pauta políticas para assistência social, inovação e fortalecimento da gestão municipal.