
Em pronunciamento oficial nas redes sociais nesta terça-feira (25), o prefeito Eudes Ribeiro anunciou o cancelamento do show de Wesley Safadão no 90º aniversário de Fronteiras-PI, marcado para 9 de junho.
A decisão foi tomada em virtude da grave seca que atinge o município e mais de 100 cidades do Piauí, situação que levou à decretação de estado de emergência.
Em um trecho do seu pronunciamento, o gestor que governa o município pelo quarto mandato, destacou a dor da decisão. “Não estou fazendo isso com o coração aberto, mas me obrigo a fazer. Não há outro caminho quando nosso povo sofre com a seca”.
O prefeito explicou que, após consultar vereadores e avaliar o cenário crítico, considerou imprudente gastar R$ 450 mil do erário em festividades enquanto a população enfrenta dificuldades hídricas. O show de Safadão seria custeado pelo deputado Georgiano Neto, que também concordou com o cancelamento diante da emergência climática.
Com voz firme, o prefeito detalhou os motivos que o levaram a cancelar as comemorações, destacando a severa seca que assola não apenas Fronteiras, mas mais de 100 municípios piauienses. Ele explicou que a situação exigiu a decretação de estado de emergência, tornando impossível justificar gastos com festividades em um momento de tanta necessidade.
“Seria muito interessante uma festa de 90 anos, mas em virtude da seca — e não é qualquer seca —, do momento crítico que vivem Fronteiras e outros municípios, decretamos estado de emergência. Após consultar os vereadores, todos entenderam a necessidade dessa decisão, independentemente de posições políticas.”
Apesar da frustração de muitos fãs, moradores têm manifestado apoio nas redes sociais, elogiando a priorização dos recursos para ações emergenciais. A prefeitura deve divulgar em breve o plano de enfrentamento à seca.
O prefeito Eudes Ribeiro havia anunciado na terça-feira, 25 de março, o cantor Wesley Safadão como atração principal das comemorações do 90º aniversário de Fronteiras. A apresentação do artista, marcada para o dia 9 de junho, prometia ser uma maiores eventos culturais da história do município.
Para marcar a data, o prefeito anunciou uma programação alternativa, focada em celebrações religiosas e inaugurações de obras. Ele mencionou diálogos com o padre Antônio Cristo e líderes evangélicos para organizar uma missa no dia 9 e um culto no dia 10, mantendo viva a memória dos 90 anos de forma mais contida.
“Teremos uma missa no dia 9 e um culto no dia 10, além de inaugurações simbólicas. A festa, porém, está cancelada. Peço a compreensão de todos. Essa decisão, embora difícil, vai aliviar meu coração sabendo que agi com responsabilidade.”