
O 4º Congresso das Cidades do Piauí foi aberto na tarde desta segunda-feira (18), no Teresina Shopping, reunindo cerca de 200 prefeitos, além de secretários municipais, técnicos, acadêmicos, empresários e lideranças políticas de todo o estado. Com o tema “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”, o evento, que segue até quarta-feira (20), tem como foco discutir soluções inovadoras para a modernização da gestão pública e o desenvolvimento urbano sustentável.
A iniciativa é promovida pelo Grupo Cidade Verde, em parceria com o Sebrae Piauí, a Associação Piauiense de Municípios (APPM), além de empresas privadas e órgãos públicos. Ao longo dos três dias, a programação conta com palestras, painéis, oficinas e debates que tratam de inovação, tecnologia, participação social e estratégias de desenvolvimento regional.
O prefeito de Francisco Santos se fez presente nos três dias de evento, acompanhado da primeira-dama Ana Patricia Carvalho, onde o mesmo participou de palestras, foros de discursões e trocou experiências e relatos com outro gestores municipais.
Durante a abertura, o governador Rafael Fonteles destacou a importância do Congresso como espaço de qualificação e integração das gestões municipais. Ele lembrou que o Estado já vinha trabalhando em conjunto com os prefeitos, antes mesmo da posse, por meio do programa Pactos pelo Piauí. “Depois que tomaram posse, celebramos vários acordos de cooperação em diversas áreas. Agora, o Congresso das Cidades busca exatamente qualificar ainda mais essas administrações. Queremos ter gestões comprometidas com eficiência, modernidade tecnológica e boas práticas. O objetivo é construir cidades cada vez melhores para se viver, tanto pela melhor prestação de serviços públicos quanto pelo desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda”, ressaltou o governador.
O prefeito destacou a importância de se fazer presente nesse tipo de evento, pois visa buscar melhorias para o município de Francisco Santos. “Estamos aqui no último dia do Congresso das Cidades, um evento de grande relevância, promovido pela Cidade Verde em parceria com o SEBRAE. Foram três dias de muito aprendizado, de troca de experiências e de construção de ideias que certamente fortalecem o desenvolvimento do nosso município. Agora, encerrando este momento, fica também a expectativa em torno desse grande prêmio, que, se conquistado, será motivo de orgulho e um marco importante para levarmos mais conquistas à nossa cidade”, afirmou.
Com uma programação extensa, o 4º Congresso das Cidades que teve início no dia 18 de agosto, e encerrou no dia dia 20 de agosto, com painéis sobre sustentabilidade, inovação, economia criativa, políticas públicas e governança digital, reunindo gestores e especialistas em busca de soluções que fortaleçam os municípios piauienses e projetem o estado para o futuro.