
O Ministério da Saúde realizou, nesta quinta-feira (27), a entrega de 156 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para 96 cidades em 15 estados brasileiros. O Piauí foi um dos beneficiados, recebendo 21 veículos, incluindo uma ambulância para Marcolândia, município representado pelo prefeito Dr. Corinto Matos, que participou da cerimônia em Brasília.
Além da nova viatura, Marcolândia ganhará uma base do SAMU, construída em um ponto estratégico próximo à BR-316, facilitando o deslocamento rápido em situações de emergência.
A obra é resultado de um projeto encaminhado pelo prefeito Dr. Corinto ainda em seu primeiro mandato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

“Essa é uma conquista que vai salvar vidas. A implantação do SAMU em Marcolândia era uma demanda antiga da nossa população, e hoje celebramos esse avanço, que garantirá atendimento rápido e especializado em casos de urgência”, destacou Dr. Corinto.
Durante o evento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou o compromisso do governo federal em expandir o SAMU 192 para todo o país. “Estamos fortalecendo um serviço essencial, que reduz o tempo de espera e salva vidas. Desde o início do governo do presidente Lula, nossa meta é universalizar o SAMU, levando atendimento de qualidade a 100% do território nacional”, afirmou.
O superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), Dirceu Campêlo, destacou que o estado já recebeu 67 ambulâncias desde janeiro de 2025. “Esses veículos são fundamentais para ampliar e qualificar o atendimento de urgência no Piauí, beneficiando diretamente a população”, disse.
Telmo Mesquita, coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do Piauí, ressaltou que a ampliação da frota trará mais eficiência aos serviços. “Com mais ambulâncias, nossas equipes terão melhores condições de trabalho, o que reflete diretamente na qualidade do atendimento. Queremos seguir avançando para oferecer assistência cada vez melhor aos piauienses”, afirmou.
As novas viaturas serão usadas no atendimento a urgências clínicas, emergências obstétricas, mal súbito, acidentes de trânsito e vítimas de violência.