
O prefeito de São José do Piauí e presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra, está em Teresina participando da segunda edição do Pactos pelo Piauí, iniciativa que busca fortalecer a cooperação entre os governos federal, estadual e municipal.
A eventualidade, realizada no Centro de Convenções da capital, reúne mais de 200 gestores e autoridades para discutir políticas públicas em áreas como saúde, educação, segurança, meio ambiente e tecnologia.
Durante a solenidade de abertura, na segunda-feira (24), Admaelton Bezerra destacou a importância do alinhamento entre os entes federativos para o desenvolvimento dos municípios. “O Pactos pelo Piauí é um momento único em que o Governo Federal, o Estado e os municípios se unem em prol do desenvolvimento, especialmente nas áreas de educação, saúde, saneamento e segurança pública”, afirmou.
O presidente da APPM reforçou ainda o apoio da entidade às iniciativas que fortalecem o municipalismo. “A APPM é parceira deste projeto porque acreditamos que só com autonomia e recursos bem aplicados é possível melhorar a vida de cada cidadão piauiense”, declarou.
Em entrevista, o governador Rafael Fonteles também enfatizou a necessidade de colaboração entre os diferentes níveis de governo. “É a única maneira da democracia funcionar efetivamente para melhorar a vida do povo. Juntos, Governo do Estado, Governo Federal e Governo Municipal, cooperando e atuando na mesma direção” disse.
Agenda intensa de debates e visitas
Nesta terça-feira (25), o prefeito Admaelton Bezerra participou de uma extensa programação, incluindo debates sobre os Pactos pela Educação e pela Gestão e Tecnologia, além de visitas a stands institucionais. À tarde, os temas em discussão foram saúde, meio ambiente, segurança e trânsito, saneamento e defesa civil, com encerramento marcado por uma apresentação cultural.
Nesta quarta-feira (26), último dia do evento, o gestor participará do 30º Fórum de Fortalecimento da Rede de Parcerias, com destaque para palestras sobre as plataformas Transferegov.br e Obrasgov.br, que visam maior transparência e eficiência na gestão de recursos públicos. Também estão na pauta discussões sobre políticas públicas para saúde, educação, assistência social e inovação na gestão municipal.