Prefeito Corinto Matos participa da XXV marcha em defesa dos municípios em Brasília

Foto: ASCOM - Instagram do Prefeito Dr. Corinto

Nesta semana, a capital federal é palco da XXV Marcha em Defesa dos Municípios, evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que reúne gestores municipais de todo o Brasil para discutir políticas públicas e reivindicar melhorias para suas cidades.

Entre os participantes, destaca-se o prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, acompanhado da primeira-dama e secretária de educação, Auxilia de Sousa, e da secretária de assistência social, Ana Valéria Matos.

Foto: Reprodução R10

O evento, que ocorre de 21 a 25 de maio, proporciona uma plataforma importante para os prefeitos dialogarem com representantes federais e buscarem recursos essenciais para o desenvolvimento local. Durante sua participação, o prefeito Corinto Matos aproveitou a oportunidade para se encontrar com diversas figuras influentes do cenário político nacional.

Foto: ASCOM – Instagram do Prefeito Dr. Corinto

Entre as reuniões e audiências realizadas, destacam-se os encontros com o Senador Ciro Nogueira, o Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, a Bancada Federal do Piauí, a Senadora Jussara Lima, os Deputados Georgiano Neto, Júlio César, Júlio Arcoverde e o Senador Marcelo Castro. Esses encontros foram fundamentais para discutir projetos e pleitear apoio financeiro não só para Marcolândia, mas para todo estado do Piauí.

A marcha contou também com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com uma comitiva de ministros. O presidente se comprometeu com uma série de medidas para aliviar as finanças municipais e atender às propostas dos prefeitos. Dentre os pedidos estão a manutenção da alíquota previdenciária sobre a folha de pagamento dos municípios em 8%, novas regras para o financiamento de dívidas e precatórios, e a facilitação de acordos para transferências de recursos da União. Lula enfatizou a importância de uma relação digna e respeitosa entre as administrações municipais e o governo federal, respeitando o pacto federativo e o espírito republicano. “A gente não pergunta de que partido é o prefeito ou de que tamanho é a cidade. A gente pergunta qual é o problema que tem na cidade e, com base nos problemas e nos projetos apresentados pelos prefeitos, eles são selecionados [no PAC Seleções]. Precisamos estabelecer uma relação digna e respeitosa entre nós”, afirmou o presidente.

Corinto Matos ressaltou a importância de sua participação na Marcha. “Estar presente na XXV Marcha em Defesa dos Municípios é uma honra e uma responsabilidade. Representar Marcolândia neste evento nos permite não apenas reivindicar melhorias, mas também buscar a desburocratização dos processos que afetam diretamente o dia a dia da nossa gestão. Nossa missão é garantir que nosso município receba os recursos e a atenção necessária para continuar crescendo e oferecendo qualidade de vida aos nossos cidadãos”, afirmou o prefeito.

Foto: Reprodução R10

Marcha dos municípios

O evento reúne milhares de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e diversas autoridades locais em busca de soluções para questões que são prioritárias aos municípios. A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é um evento político com o maior número de autoridades públicas reunidas em um único local. Este ano, com o tema Pacto Federativo: um olhar para a população desprotegida, o evento terá 62 duas horas de programação para debater assuntos de interesse dos municípios.