
A população de Valença do Piauí e municípios vizinhos já conta com os serviços da nova Central de Diagnóstico, inaugurada na cidade. Localizada na região do Vale do Sambito, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e oferece uma ampla gama de exames e atendimentos especializados, com destaque para os serviços de imagem e telemedicina.

A Central conta com cerca de 40 colaboradores, entre profissionais assistenciais e administrativos, sendo administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD). O agendamento dos atendimentos é feito por meio do Sistema Regula Piauí, garantindo organização e acesso regulado à população.
Entre os exames ofertados estão raio-X, ultrassonografia, mamografia, ecocardiografia fetal, ecocardiograma e exames laboratoriais. A unidade também está integrada ao programa Piauí Saúde Digital, por meio do qual serão disponibilizadas 2.752 consultas via telemedicina.

“A abertura da Central representa um avanço para o atendimento à saúde na região, com instalações adequadas para absorver a demanda da população, equipamentos de última geração e equipe técnica capacitada. A expectativa é de redução no tempo de espera para consultas e tratamentos, além de maior eficiência nos procedimentos”, afirmou Carla Casaes, gerente de Urgência e Emergência – Rede Ambulatorial da SBCD.
A estrutura da Central inclui duas salas administrativas, salas específicas para os exames de imagem, além de uma sala para coleta laboratorial, um consultório para atendimentos presenciais e quatro consultórios equipados para telemedicina.

A iniciativa faz parte de uma estratégia de descentralização dos serviços de saúde, com unidades semelhantes já implantadas em Picos, Esperantina, Piripiri, Parnaíba, Paulistana, Água Branca e Bom Jesus. Até o fim deste ano, mais nove Centrais de Diagnóstico devem ser entregues.

“Estamos ampliando o acesso aos serviços de saúde ao descentralizar o atendimento em todo o estado. Um exemplo dessa iniciativa são as Centrais de Diagnóstico, que oferecem mais comodidade e acessibilidade à população, reduzindo a necessidade de deslocamento para outros municípios em busca de exames e consultas. A ação fortalece a rede de saúde pública e busca atender com maior eficiência às demandas locais”, destacou Dirceu Campêlo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi.