domingo , 17 Maio 2020
Casa / Política / Ciro defende contribuição dos grandes bancos na crise do Coronavírus

Ciro defende contribuição dos grandes bancos na crise do Coronavírus

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) defende uma maior colaboração dos bancos no Brasil no enfrentamento da crise do novo coronavírus (Covid-19), para isso, apresentou no Senado uma proposta para ampliar a alíquota e a base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) dessas instituições financeiras.

“É um setor que lucrou muito nas últimas décadas em nosso país e acho que é um case mundial. Nenhum outro setor no mundo tem tanta lucratividade como o setor bancário do nosso país, principalmente os grandes bancos. Acho que chegou a hora desse setor dar a sua contribuição”, argumenta o parlamentar.

Segundo levantamento da provedora de informações financeiras Economatica, os quatro maiores bancos do país tiveram crescimento de 38,7% em seus lucros nos últimos cinco anos. Só em 2019 os ganhos acumulados somaram R$ 81,5 bilhões. Ciro explica que a medida poderia incidiria sobre volume, sem impactar os correntistas.

“Taxaríamos em 50% mas iremos proibir qualquer tipo de repasse para o consumidor, então não vai ser taxado o faturamento do banco, que pode atingir sua rentabilidade, mas só o lucro estratosférico dos bancos em nosso país”, ressalta o piauiense, que tem buscado o apoio de outras lideranças partidárias no Senado para agilizar a tramitação da matéria.

“Acho que é um projeto com grande chance de ser aprovado e virá em um momento certo, não para ajudar no combate ao coronavírus, mas também depois, para recuperação econômica. O mais importante é os recursos serão divididos entre a União, estados e municípios, e ajudar bastante, em especial o Piauí”, conclui o senador.

Fonte: Portal O Dia

Sobre Felipe Ribeiro

Avatar

Verifique também

Maia pede que Bolsonaro adie provas do Enem por causa da pandemia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou nesta quinta-feira (14) que pediu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *