
Um batalhão da Polícia Militar do interior do Piauí adotou um filhote de cachorro como mascote após resgatarem o animal da pista de uma rodovia. A filhote recebeu o apelido de “41” em referência à viatura que realizou o resgate.
O Cabo Castro, do 26º Batalhão da PM, relatou que uma equipe retornava à sede em União, a 65 km de Teresina, após uma ocorrência na madrugada desta terça-feira (14). No trajeto, um sargento que o acompanhava viu a filhote na via PI-112.
“Por pouco não foi atropelado. É uma via muito movimentada e só vimos um bicho pequeno se mexendo na pista entre várias carretas que passavam. Então, decidimos acolher o animal e levar para o batalhão. Agora ela vai virar nossa mascote”, disse o cabo.
A equipe chegou a procurar mais filhotes no local, mas não localizaram mais nenhum. A “41” tem cerca de 30 dias e tem peso bastante leve, segundo o PM. “Ela é uma vida que salvamos, vamos manter ela”, reforçou o cabo Castro.
O abandono de animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/1998) e considera abandono, envenenamento, confinamento em correntes ou cordas curtas e/ou em condições anti-higiênicas, entre outras práticas, como passíveis de detenção e multa.
Apesar de já ter conquistado o carinho dos policiais, o “agente 41” ainda deve receber atendimento veterinário antes de ser “incorporado” ao batalhão.