
A Polícia Militar do Piauí lançou, na manhã desta terça-feira (30), uma operação integrada com foco na fiscalização de trânsito. A ação tem como principal objetivo reduzir o número de acidentes, combater crimes relacionados ao trânsito e intensificar o cumprimento das leis de trânsito em todo o estado.
Conforme o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Pitombeira, a operação surgiu diante da preocupação com o crescente número de mortes no trânsito.
“Durante toda a semana, o comandante-geral esteve reunido para organizar essa operação. O principal objetivo é salvar vidas. Muitos desses acidentes são causados por negligência, imprudência e outros fatores que poderiam ser evitados. As vítimas podem ser qualquer um de nós”, afirmou.
Mais de 300 policiais militares participarão da ação, que contará com o apoio de diversas unidades da PM. A ação também visa coibir o porte ilegal de armas, o tráfico de drogas, capturar foragidos da Justiça e realizar blitz em pontos estratégicos.
“Toda a estrutura da Polícia Militar estará mobilizada. Vamos atuar nas fiscalizações de trânsito e também nas abordagens, com o objetivo de promover segurança e reforçar a educação no trânsito”, destacou.
A operação não tem data definida para encerramento e deverá ser estendida para a região metropolitana de Teresina e outros municípios do estado.
O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, também destacou a importância da iniciativa.
“Esse é um problema endêmico no nosso estado. Vidas de jovens e adultos estão sendo perdidas em acidentes. Precisamos conscientizar a população, pois, em média, o número de mortes no trânsito é o dobro das mortes violentas”, ressaltou.
Segundo o comandante, houve uma redução de 10% nas mortes no trânsito em agosto e de quase 25% em setembro.
“Estamos reforçando o efetivo com mais de 200 policiais no Batalhão de Trânsito, especialmente nas cidades com maior índice de acidentes. Vamos intensificar as blitzen e fiscalizar situações como o não uso de capacete, a condução sob efeito de álcool e outras infrações que comprometem a segurança viária”, concluiu.