
A Polícia Militar do Piauí prendeu neste domingo (12) um homem de 43 anos, identificado pelas iniciais D.P.J., natural de Paulistana, suspeito de envolvimento em uma série de roubos registrados durante a feira livre de Afrânio, em Pernambuco. A ação foi conduzida pelo GPM de Acauã, em conjunto com a Força Tática do 20º Batalhão de Paulistana e o serviço de inteligência da corporação.
De acordo com informações repassadas pela PM, a operação teve início após a equipe receber informações da Delegacia de Polícia Civil de Afrânio–PE. Com base em imagens de câmeras de segurança, os policiais identificaram um homem já conhecido no meio policial por possuir uma extensa ficha criminal.
Durante as diligências, os policiais localizaram o suspeito pilotando uma motocicleta Honda NXR 150 Bros, de cor vermelha e ano 2006, que apresentava restrição de roubo/furto registrada na cidade de Picos–PI há quatro dias. Segundo a investigação, o veículo teria sido utilizado pelo homem, na prática de crimes em Afrânio-PE, onde as vítimas tiveram pertences roubados de forma violenta — uma delas chegou a travar luta corporal com o assaltante.
Além da motocicleta, a polícia apreendeu um chapéu branco e um blusão preto, roupas que o suspeito teria usado no dia dos crimes em Afrânio.
Ainda durante a ação, a equipe encontrou em posse do homem outra motocicleta, uma Yamaha XTZ 125 E, de cor preta e ano 2010, também com registro de furto em Picos–PI há cerca de 20 dias. Segundo a PM, o suspeito havia pinado parte da numeração do chassi do veículo para dificultar sua identificação.
O material apreendido — incluindo as duas motocicletas, um capacete e as roupas — foi apresentado junto ao suspeito na 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de Paulistana, onde foi lavrado o boletim de ocorrência.
A operação contou com a participação dos policiais do Grupamento de Polícia Militar (GPM de Acauã) e da equipe da Força Tática do 20º BPM de Paulistana.
A Polícia Militar informou que o suspeito responderá pelo crime de receptação, conforme o artigo 180 do Código Penal Brasileiro, e que as investigações seguem em andamento para apurar o envolvimento dele em outros delitos na região.