A Polícia Federal divulga, na noite deste domingo (06/10), o balanço das ações da instituição na Operação Eleições 2024 no Piauí. O órgão exerceu suas atribuições de polícia judiciária e de fiscalização da ordem política e social e atuou em todo o Estado, empregando todo o efetivo policial disponível, além do uso de recursos tecnológicos para monitoramento de áreas críticas e combate a crimes eleitorais como propaganda irregular (boca de urna) e corrupção eleitoral (compra de votos).
No período de 30/9 a 6/10/24, foram instaurados 49 procedimentos investigativos, sendo 11 em forma de inquéritos policiais e cinco em termos circunstanciados de ocorrência. Houve a prisão em flagrante de quatro investigados e o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, além da apreensão do valor de R$ 149.950,00.
Dos quatro mandados, dois foram cumpridos em Teresina–PI neste sábado (05/10) e dois na cidade de Cristalândia–PI neste domingo (06/10).
Para além da quantia citada apreendida, foram apreendidos materiais de campanha, aparelhos eletroeletrônicos e documentos. Todo o material apreendido será periciado e analisado no decorrer das investigações, que continuarão até a elucidação dos fatos.
Vale acrescentar que, na data de 12/9/2024, houve a apreensão de R$ 1,5 milhão em espécie por suspeita de crimes eleitorais.
O órgão esclarece que os dados divulgados não englobam os das investigações de crimes eleitorais realizadas pela Polícia Civil do Estado do Piauí (PCPI), que atua nas eleições de forma supletiva nas cidades em que a Polícia Federal não pôde se fazer presente com equipes policiais próprias.
A Polícia Federal reforça seu compromisso com a integridade do processo eleitoral e a importância de combater práticas que comprometam a legalidade e a legitimidade das eleições.
Via 180 Graus