PM de Paulistana amplia combate ao crime nas divisas com Bahia e Pernambuco.

Com sede em Paulistana, o 20º Batalhão de Polícia Militar desempenha um papel estratégico na segurança pública do Piauí, especialmente nas áreas de divisa com os estados da Bahia e Pernambuco. Responsável pelo policiamento em cinco municípios — Paulistana, Betânia do Piauí, Acauã, Queimada Nova e Jacobina do Piauí —, a unidade reforça o combate à criminalidade com ações integradas e operações conjuntas nas regiões de fronteira.

O trabalho da unidade envolve constante articulação com forças de segurança dos estados vizinhos, sobretudo no compartilhamento de dados sobre foragidos da Justiça, rotas do tráfico e veículos roubados. “Nosso serviço de inteligência mantém uma estreita relação com os estados de Pernambuco e Bahia, o que fortalece o combate a crimes interestaduais, com operações nas divisas e troca contínua de informações”, destaca o tenente-coronel França, comandante do 20º BPM.

Na área urbana, a atuação do batalhão inclui fiscalizações de rotina no trânsito, com foco em veículos adulterados ou com restrições por furto e roubo. Um dos alvos é o uso irregular de escapamentos do tipo “kadron”, que geram poluição sonora, além da verificação de sinais identificadores de veículos, garantindo mais tranquilidade à população.

Outro destaque do 20º BPM é a atuação da Patrulha Maria da Penha, que tem contribuído para a redução dos casos de violência doméstica na região. O trabalho vai além das ocorrências policiais, com ações educativas em escolas e comunidades, promovendo prevenção e conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. O fortalecimento dessas frentes de atuação tem garantido maior sensação de segurança e reforçado o papel da Polícia Militar na proteção e no bem-estar da população local.