Plano de combate à violência contra pessoas com deficiência será construído com apoio da população

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), em parceria com a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), lançou uma consulta pública para mapear os tipos de violência vivenciados por pessoas com deficiência no estado. A iniciativa integra as etapas de elaboração do Plano de Combate à Violência Contra Pessoas com Deficiência, com objetivo de reunir dados que subsidiem políticas públicas específicas para esse público.

De acordo com o secretário de Segurança, Chico Lucas, a parceria entre os órgãos busca consolidar informações sobre os tipos de crime, perfis das vítimas, circunstâncias dos casos e locais de ocorrência. “A consolidação desses dados é primordial para o planejamento das ações, inclusive, com o fortalecimento das redes de proteção e a criação de protocolos de atendimento”, destacou.

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, reforçou a importância da participação popular. “A partir do preenchimento do formulário, poderemos desenvolver campanhas educativas, protocolos de atendimento e capacitar os profissionais da segurança pública para atuarem com mais preparo e sensibilidade no atendimento a pessoas com deficiência”, afirmou.

A consulta é uma ferramenta estratégica para a formulação de políticas mais efetivas no combate à violência e na promoção de uma segurança pública mais inclusiva e acessível no Piauí. O formulário está disponível até o dia 25 de agosto e pode ser preenchido de forma anônima no site da SSP-PI: www.ssp.pi.gov.br/consultapublicapcd.