A Prefeitura de Picos, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, além dos representantes locais do Selo UNICEF, promoveu na quinta-feira, 30 de outubro, o Primeiro Fórum Comunitário do Selo UNICEF. O evento ocorreu no Teatro Sávio Barão e contou com a participação de autoridades, gestores públicos e da comunidade em geral.

Estiveram presentes o procurador-geral do município, Espedito Neiva, o vereador João Rufino, a vereadora Noêmia Marques e o chefe de Gabinete, Filomeno Portela. Diversos membros das secretarias envolvidas, alunos da rede municipal de ensino e a população picoense também participaram do fórum.

O objetivo central do encontro foi discutir políticas públicas direcionadas à educação, proteção e saúde de crianças e adolescentes, com ênfase em temas como a vacinação. Durante o evento, diversos palestrantes abordaram a importância da garantia dos direitos desse público. O conselheiro tutelar Genilson, por exemplo, debateu sobre os cuidados que os órgãos públicos e as famílias devem dispensar aos jovens.

A consultora da Asserte (Associação da Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social), Maria Claudéia destacou a importância de promover o fórum, além de tratar da proteção das crianças e do adolescentes, principalmente no âmbito escolar. “Hoje, neste fórum, a importância desse momento é refletirmos estrategicamente sobre como podemos atualizar o esquema vacinal de todas as crianças do território, identificar aquelas que estão fora da escola para promovê-las à rematrícula, e também verificar se as famílias com crianças em situação de negligência ou violência estão sendo devidamente acompanhadas e monitoradas pelos serviços de proteção integral, como os CRAS, no município. Portanto, este é um momento fundamental para discutirmos e planejarmos ações estratégicas que garantam que cada criança e adolescente do nosso território tenha seus direitos plenamente assegurados”, disse.

A representante do Selo UNICEF no município, Kátia Rúbia, destacou a relevância do fórum como um momento fundamental para a articulação das políticas em prol da infância e da adolescência. “O evento está acontecendo nesta manhã, no Teatro Sávio Barão, marcando um importante momento para o nosso município. Estamos apresentando a linha de base, com a participação de todas as secretarias municipais, para expor estratégias e ações voltadas ao fortalecimento das escolas da rede municipal. Este encontro é também uma oportunidade para reafirmarmos nosso compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes, tema central do Fórum Comunitário do Selo Unicef. Através do diálogo e da integração entre as políticas públicas, buscamos garantir que cada criança e cada adolescente do nosso município tenha assegurados seus direitos, cresça em um ambiente seguro e tenha acesso pleno à educação, à saúde e à cidadania”, afirmou.

A mobilizadora da secretaria de educação, Camila Lima, também destacou a importância do primeiro fórum do selo UNICEF na cidade de Picos, pois o mesmo trata de assuntos relevantes nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social. “Estamos realizando o Primeiro Fórum do Município de Picos, edição 2025–2028, um momento de grande importância para o fortalecimento das nossas políticas públicas. Este é um espaço de articulação intersetorial, que reúne representantes da Educação, Saúde, Meio Ambiente, Conselho Tutelar e CMDCA, com o propósito de unir esforços, traçar estratégias e desenvolver ações integradas para que o nosso município conquiste o Selo Unicef, reafirmando o compromisso de Picos com a proteção, o cuidado e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes”, disse.

Como parte da programação, foram realizadas homenagens a personalidades e profissionais de diversas áreas, incluindo jornalistas, educadores e membros da sociedade civil. Um dos homenageados na área da imprensa foi o influenciador e comunicador Ítalo Menezes, conhecido nas redes sociais como Índio Resenha.

O evento foi abrilhantado por uma apresentação cultural organizada pelo professor Dione, com a colaboração da representante do UNICEF, Kátia Rúbia, da assistente administrativa da Secretaria de Educação, Sofia, e de alunas do Colégio Francisca Gomes de Lima. A apresentação celebrou a arte e a cultura dos povos indígenas por meio de danças, pinturas e trajes típicos.

Mais fotos

 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
                                     
	 
	 
	




























