Com apenas dois anos de funcionamento, o Centro de Parto Normal (CPN) do Hospital Regional Justino Luz (HRJL), em Picos, vem se destacando na assistência à gestante na região, tendo realizado 1.741 partos normais desde sua inauguração, em março de 2022.
O CPN oferece salas individuais de pré-parto e parto (PP), proporcionando conforto e comodidade para as gestantes. A diretora do hospital, Ana Lígia Meira, destacou a importância do CPN na unidade hospitalar, enfatizando o olhar diferenciado para a mulher e a missão dos profissionais em tornar o parto humanizado. “O atendimento no CPN traz um olhar diferenciado para a mulher nesse momento tão especial e tão delicado”, destaca.
Segundo Ana Lígia, a existência do CPN resultou em um aumento significativo no número de partos normais no hospital, saindo de uma média mensal de 30 para 70 partos normais.
A coordenadora do CPN, a enfermeira Angélica Luz, ressaltou as vantagens do parto normal tanto para a mãe quanto para o bebê, destacando benefícios como fortalecimento do vínculo mãe-bebê, menor tempo de internação hospitalar, e fortalecimento do sistema neurológico do bebê. “Dentre os benefícios podemos elencar que favorece o vínculo entre o bebê e a mãe, pois permite interação “pele a pele” imediatamente após o nascimento, facilita a amamentação, possibilitando um menor tempo de internação hospitalar e um menor tempo de recuperação no puerpério”, explica.
Walquíria Menezes, uma das mães atendidas no CPN, compartilhou sua experiência positiva, relatando o apoio recebido desde o início até o nascimento de sua filha e destacando a alegria de ter optado pelo parto normal.
“Meu desejo era ter minha filha através de parto normal e logo que a bolsa rompeu fui para o Justino Luz. No CPN tive toda assistência, fui para uma sala confortável e me senti acolhida desde o início. Tive a oportunidade de fazer os registros da espera pela chegada da minha filha. Os equipamentos para estímulos ajudam muito, e logo que ela nasceu foi só alegria”, conclui.
O CPN dispõe de cinco suítes equipadas com banheira para auxiliar no trabalho de parto, além de contar com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiras obstetras, fisioterapeutas, técnicas em enfermagem, médicos obstetras e pediatras, garantindo assistência 24 horas durante todo o processo de parto e pós-parto.
Fonte: CCOM PI