
O estado do Piauí passou a ocupar a 19ª colocação no Índice Fiec de Inovação dos Estados. Divulgado hoje (13) pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Observatório da Indústria, o estudo analisa aspectos relevantes para o desenvolvimento econômico dos estados, principalmente os relacionados a produtividade e competitividade.
O Estado do Piauí subiu quatro posições em relação a edição anterior do estudo, publicada em 2019, quando aparecia na 23ª posição do ranking geral.
O Índice de Inovação entre os Estados é desenvolvido a partir da análise de duas categorias: capacidades e resultados. A primeira avalia o ambiente de inovação dos estados, enquanto a segunda mensura o grau de inovação.
Entre os indicadores de Capacidades, estão: Investimento Público em Ciência e Tecnologia; Capital Humano – Graduação; Capital Humano – Pós-Graduação; Inserção de Mestres e Doutores na Indústria; e Instituições.
Já em relação aos indicadores de Resultados, são analisados cinco aspectos: competitividade Global; Intensidade Tecnológica; Propriedade Intelectual; Produção Científica; e Infraestrutura de Inovação.
As três primeiras colocações no ranking geral da edição deste ano ficaram com os estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná, respectivamente. A pior colocação, entre os 26 estados e o Distrito Federal, ficou com o Tocantins.
CONFIRA A POSIÇÃO DO PIAUÍ NAS CATEGORIAS ANALISADAS:
ÍNDICE GERAL: 19º LUGAR
INVESTIMENTO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA: 21º
CAPITAL HUMANO – GRADUAÇÃO: 25º
CAPITAL HUMANO – PÓS-GRADUAÇÃO: 20º
INSERÇÃO DE MESTRES E DOUTORES NA INDÚSTRIA: 22º
INSTITUIÇÕES: 2º
COMPETITIVIDADE GLOBAL: 26º
INTENSIDADE TECNOLÓGICA: 21º
PROPRIEDADE INTELECTUAL: 24º
PRODUÇÃO CIENTÍFICA: 20º
INFRAESTRUTURA DE INOVAÇÃO: 25º
Natanael Souza
redacao@cidadeverde.com
Fonte: Cidade Verde