Piauí Saúde Digital é finalista do Prêmio Excelência em Competitividade 2025

O programa Piauí Saúde Digital é um dos seis finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade 2025, que reconhece as iniciativas que se destacaram na priorização da competitividade na formação da agenda do estado, por meio de políticas de alto impacto que influenciam diretamente os indicadores que compõem o Ranking de Competitividade dos Estados.

Ao todo, foram examinadas mais de 334 políticas públicas inscritas. A banca de seleção classificou 12 boas práticas semifinalistas para o Prêmio Excelência em Competitividade 2025. Dentre essas doze, foram selecionadas seis finalistas, das quais três sairão vencedoras. O anúncio das vencedoras acontecerá no dia 27 de agosto, durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2025.

“Nossa meta é garantir que todo cidadão, em qualquer parte do estado, tenha acesso rápido e de qualidade a serviços médicos. Ser finalista deste prêmio é o reconhecimento de um trabalho que une tecnologia, gestão eficiente e compromisso com as pessoas”, afirma Dirceu Campelo, superintendente de Gestão de Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi).

Criado em 2023, o Piauí Saúde Digital é uma iniciativa do Governo do Estado, Sesapi, para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde por meio da telemedicina. Disponível nos 224 municípios piauienses, o programa oferece consultas com clínico-geral 24 horas por dia, além de dez especialidades médicas e dois atendimentos multiprofissionais.

Desde o lançamento, já foram realizados quase 700 mil procedimentos, com tempo médio de espera de até uma semana. Além de estar presente em mais de 1.100 Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Piauí Saúde Digital também está na palma da mão, por meio do celular. Na versão mobile, o aplicativo oferece consultas com clínicos-gerais e possibilita a checagem da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Devido aos resultados alcançados, o Piauí Saúde Digital tem se destacado nacionalmente como referência em saúde pública. A iniciativa é considerada modelo pelo Ministério da Saúde e tem servido de referência para outros estados brasileiros e até mesmo para países interessados em replicar o programa, por democratizar o acesso a atendimentos médicos em tempo hábil, mesmo em áreas remotas.

“Estar entre os finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade é um reconhecimento nacional da eficiência do programa. Mais do que um prêmio, é uma validação de que estamos inovando com responsabilidade e entregando resultados reais para a população piauiense”, destaca Gabriel Mauriz, diretor da Unidade de Saúde Digital (DUSD) da Sesapi.