A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) de 2025 prevê recursos para obras hídricas, como a Barragem Nova Algodões e a Adutora de Jaicós, além de recursos para o metrô de Teresina e construção de maternidades no interior.
As informações foram repassadas pelo secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim, em reunião realizada nesta terça-feira (29), com a Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa.
Washington Bonfim relatou que estão previstos mais de meio bilhão de reais oriundos de repasses federais. “No final do ano passado, o governo estadual e, principalmente, a bancada federal, conseguiram vários convênios e contratos com diversos órgãos do governo federal. Durante esse ano, estamos cumprindo a burocracia para liberação desses recursos, para que eles comecem a ser executados em 2025”, explicou.
O presidente da Comissão, deputado Dr. Felipe Sampaio (MDB), disse que a reunião teve por objetivo esclarecer dúvidas acerca do orçamento previsto e destacou a importância do entendimento entre o Legislativo e o Executivo quanto à peça orçamentária. “Além disso, vamos ter uma audiência pública onde toda a população pode estar sendo esclarecida sobre o que vai ser gasto no ano de 2025”, frisou.
Felipe Sampaio ressaltou que, no próximo dia 12 de novembro, está prevista a realização de uma audiência pública da Assembleia Legislativa para discutir o projeto da LOA 2025, com a participação de representantes de todos os poderes, assim como sindicatos e entidades da sociedade civil organizada. A previsão é de que a votação da lei seja concluída até o dia 16 de dezembro.
Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles