
O Estado do Piauí deu um passo importante e inédito, nesta quarta-feira (8), com a implementação do Programa Defesa Civil na Escola durante o I Seminário Piauí Pela Infância e Juventude: Políticas de Proteção e Prevenção, realizado pelas Secretarias da Defesa Civil; da Educação e Pacto Pelas Crianças, em parceria com Selo Unicef.
A iniciativa representa um marco nas políticas públicas do Piauí, ao integrar a temática da prevenção, percepção de riscos e preparação frente a emergências e desastres ao cotidiano escolar. O objetivo é garantir ambientes de aprendizagem mais seguros e resilientes, além de formar estudantes como agentes multiplicadores da cultura de prevenção em suas comunidades. Na ocasião, alunos dos núcleos estudantis de proteção e defesa civil receberam coletes e certificados.
Segundo o Secretário de Defesa Civil, Nerinho, o Piauí está saindo na frente. “O foco principal é a primeira infância, fazer com que essas crianças se sintam mais protegidas, profissionalizar e capacitar cada vez mais ainda os professores dessas crianças. E isso é um trabalho que engloba todos, Secretaria da Educação, Defesa Civil, Pacto pela Criança e principalmente a Unicef”, disse.
Para o Secretário da Educação, Washington Bandeira, o intuito é desenvolver e construir uma sociedade mais segura. “Estamos dentro das escolas de tempo integral formando grandes cidadãos, também estamos implantando ações de proteção e defesa civil, que serão protagonistas de um mundo melhor e mais seguro”, conta.
O Seminário Piauí Pela Infância e Juventude: Políticas de Proteção e Prevenção reúne representantes da Defesa Civil, gestores municipais, da educação, assistência social, profissionais da rede de proteção e parceiros institucionais para debater estratégias conjuntas de atuação no Piauí. Um dos destaques será a apresentação da nova edição do Selo Unicef 2025–2028, que, pela primeira vez, traz em sua metodologia ações de Redução e Gestão de Riscos de Desastres voltadas para crianças e adolescentes, reforçando a importância da atuação das Defesas Civis municipais.
Segundo Isabelle Bactoldi, especialista em emergências do Unicef, trata-se de um sonho realizado fortalecer as ações da Defesa Civil de proteção às crianças e adolescentes seja no momento antes, durante e depois dos desastres. “Estamos aqui para caminhar mesmo junto com a Defesa Civil e garantir que as crianças tenham um futuro mais seguro, um futuro mais resiliente. Aqui nesse evento vamos falar nas crianças vulneráveis e como que a gente pode proteger melhor, quais os aspectos a se considerar na prevenção, na resposta, na recuperação de desastres, para garantir que essas crianças estejam no centro das ações de gestão”, conta.
Para Isabel Fonteles, Coordenadora do Pacto Pelas Crianças no Piauí, trata-se de um trabalho em conjunto com os órgão. “Esse momento demonstra o caráter colaborativo junto aos municípios . A ampliação do programa para os 224 municípios é um marco e a esperança que a execução possa trazer bons resultados para os jovens e as crianças”, conta.