Piauí já realizou 46 transplantes de rim e 191 de córnea neste ano, um crescimento de 14,5% em relação ao ano passado

Em homenagem ao Dia Nacional da Doação de Órgãos e como encerramento da campanha Setembro Verde, a Central de Transplantes do Piauí promoveu uma ação especial no Hospital Getúlio Vargas (HGV). O evento reuniu familiares de doadores, pacientes transplantados e contou com uma missa seguida de celebração no auditório da unidade.

Além de marcar o fim da campanha, a ação celebrou os resultados expressivos alcançados pelo estado em 2025, que já superam os melhores números da série histórica. De janeiro a agosto, o Piauí registrou 46 transplantes de rim e 191 de córnea, representando um crescimento de 14,5% em comparação ao mesmo período do ano passado.

No mesmo intervalo, os transplantes renais tiveram aumento de 84%, as doações de múltiplos órgãos cresceram 40% e os transplantes de córnea registraram alta de 16,3%.

“Tivemos o maior número de transplantes renais de toda a nossa série histórica, além de recordes em transplantes de córnea e doações de múltiplos órgãos. Só podemos agradecer à solidariedade das famílias piauienses, que ajudaram a salvar tantas vidas”, destacou Lourdes Veras, coordenadora estadual da Central de Transplantes.

Lourdes Veras, coordenadora estadual da Central de Transplantes do Piauí (Foto: Ascom Sesapi)
Lourdes Veras, coordenadora estadual da Central de Transplantes do Piauí (Foto: Ascom Sesapi)

A enfermeira Gracielle Almeida, que recentemente perdeu o pai, relatou a decisão da família em doar os órgãos dele. “É uma dor muito recente, mas também fico feliz ao lembrar que meu pai era uma pessoa generosa. Fazer essa doação é uma forma de manter vivo o legado dele. Nossa família entendeu a importância desse ato e, apesar da perda, sabemos que estamos ajudando outras pessoas a viver e sentir amor junto de suas famílias”, disse a profissional.

Encerrando a programação do Setembro Verde, a Central de Transplantes realizará, neste sábado (27), uma exposição no Teresina Shopping, levando mais informações e conscientização sobre a importância da doação de órgãos.