As medidas mais restritivas adotadas pelo Governo do Estado desde a última sexta-feira (26), para manter a população em casa e reduzir a propagação do novo coronavírus, surtiram efeito. O índice de isolamento social subiu no fim de semana, em relação ao fim de semana anterior, fazendo o Piauí alcançar o primeiro lugar do Nordeste no sábado. No domingo, empatou com Pernambuco o primeiro lugar.
No sábado, dia 27, o índice de isolamento no Piauí foi de 44,8%, quase seis pontos percentuais a mais do que registrado no sábado anterior, dia 20. Já no domingo, 28, o índice subiu para 50,5%, contra 48,6% do domingo dia 21. Teresina também melhorou o índice, ficando em segundo lugar no Brasil, entre as capitais, com 50,2% no sábado e em terceiro, com 56,20% no domingo.
As medidas de restrição de circulação, determinadas por decreto, definiram ponto facultativo para o serviço público estadual na sexta-feira (26), proibição de transporte público intermunicipal no sábado (27) e domingo (28) e proibição de funcionamento dos supermercados e postos de combustíveis no domingo (28).
O governador Wellington Dias disse que o resultado poderia ter sido melhor, mas ainda assim agradeceu a adesão da população, inclusive de pequenos empresários. O chefe do executivo estadual reiterou que o isolamento social é a melhor arma para combater o coronavírus e por isso vai repetir as medidas mais restritivas a partir da próxima quinta-feira, dia 1º de julho, indo até domingo, dia 5. “Vamos trabalhar para que a gente vença vírus e, a partir daí, no dia 6 de julho, dar início à primeira etapa para a flexibilização [do isolamento”, afirmou
No fim de semana, a Polícia Militar foi às ruas colocando profissionais atuando exclusivamente no trabalho de fiscalização e orientação de estabelecimentos comerciais e comunidade. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) organizou no sábado e domingo barreiras sanitárias nas entradas e saídas de Teresina para orientar a população sobre medidas de prevenção ao novo coronavírus e identificar pessoas com possíveis sintomas da doença.
Em Parnaíba, a vigilância sanitária do município tem feito rondas nos comércios e restaurantes da cidade, e ainda instalado barreiras sanitárias nas entradas de pontos turísticos, como a Lagoa do Portinho e a Praia Pedra do Sal. Em Luís Correia, as medidas se intensificam nos finais de semana. Um decreto municipal proíbe o acesso de veículos nas praias, dunas e lagoas para evitar as aglomerações nesses locais.
Com informações do Portal do Governo do Piauí