Piauí é o estado mais afetado pela seca e deve receber maior parte dos recursos federais

O Piauí deve ser o estado mais beneficiado com os recursos federais destinados ao enfrentamento da seca e da estiagem no Nordeste. Com 126 municípios em situação de emergência, o estado lidera o número de cidades reconhecidas oficialmente em escassez hídrica, de um total de 578 em toda a região. Até o momento, foram liberados R$ 1,7 milhão para apoiar ações nos estados nordestinos.

Além do Piauí, também enfrentam situação crítica a Paraíba, com 107 municípios em emergência; Pernambuco (100); Bahia (95); Rio Grande do Norte (73); Ceará e Alagoas, ambos com 31; Sergipe (11) e Maranhão (4). No caso do Piauí, o número de municípios afetados permanece inalterado há mais de seis meses, refletindo a gravidade e persistência do problema.

Reprodução: portalodia

Em abril, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, reafirmou o compromisso do governo federal com as cidades piauienses atingidas pela estiagem. Segundo ele, a prioridade é garantir o abastecimento de água potável, seja por meio da continuidade da Operação Carro-Pipa ou do repasse de recursos para aquisição direta de água.

O reconhecimento da situação de emergência pelo governo federal é fundamental para acelerar a liberação de verbas emergenciais por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Para isso, os municípios precisam apresentar planos de trabalho e registrar os pedidos no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).