
Próximo de completar apenas oito meses à frente da Prefeitura de Picos, o prefeito Dr. Pablo Santos (MDB) registrou um índice de aprovação de 90,32%, segundo pesquisa de opinião estimulada realizada pelo Instituto Datamax entre os dias 14 e 15 de agosto. Foram entrevistados 403 moradores das zonas urbana e rural do município, com margem de erro de 4,86% e grau de confiança de 95%.
O levantamento aponta um crescimento de 9,77% na aprovação em relação à pesquisa anterior, realizada quando Dr. Pablo completou 100 dias de mandato, que indicou 80,55% de aprovação. A desaprovação, por sua vez, caiu de 17,21% para 7,69%, enquanto o percentual de entrevistados que não souberam ou não quiseram responder passou de 2,24% para 1,99%. O crescimento da aprovação também é significativo se comparado ao resultado das eleições de outubro passado, quando Dr. Pablo obteve 53,81% dos votos válidos.
Segundo aliados da administração, a alta avaliação reflete uma gestão presente e próxima da população, com acompanhamento direto das ações e execução de obras estratégicas. Entre as iniciativas citadas estão a revitalização de 5,6 quilômetros da BR-316, incluindo canteiros centrais e vias laterais, a urbanização da Rua Alcides Rodrigues Martins, na Comunidade Quilombo, no Bairro Morada do Sol, a construção da ponte sobre o Rio Guaribas, ligando a Avenida Severo Eulálio ao Bairro Boa Vista, e a modernização da iluminação pública do Bairro São José, com substituição total das lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED.
A pesquisa também trouxe dados sobre a aprovação de outras autoridades. O presidente da República, Lula (PT), teve 67,99% de aprovação, contra 29,28% de desaprovação e 2,73% de entrevistados que não souberam ou não quiseram responder. Já o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), recebeu 80,15% de aprovação em Picos, 11,17% de desaprovação e 8,68% de respostas neutras ou sem opinião.
O Instituto Datamax detalhou que os questionários foram aplicados em diversos bairros da zona urbana, como Morro da Macambira, Morada do Sol, Canto da Várzea, Umari, Malva, Malvinas, São Vicente, Passagem das Perras, DNER, Samambaia, Boa Sorte, Ipueiras, São José, Paroquial, Conduru, Trizidela/São Sebastião, Centro, Emaús, Belo Norte, Parque de Exposições, Pedrinhas, COHAB, Paraibinha, Pantanal, Aroeiras do Matadouro, Morada Nova, Aerolândia, Morro da AABB, Cata-vento, Junco, Boa Vista, Bomba, Cidade de Deus e Jardim Natal. Na zona rural, a pesquisa contemplou as localidades Fátima do Piauí, Val Paraíso, Morrinhos, Torrões, Lagoa dos Félix, Lagoa Comprida, Coroatá e Morolândia. A seleção dos bairros, localidades e domicílios foi feita de forma aleatória e proporcional ao eleitorado de Picos.