Encerrando a programação alusiva ao 58° aniversário de emancipação política, a Câmara Municipal de Padre Marcos – PI, realizou na noite da última segunda-feira, 17, uma sessão solene de entrega de títulos de cidadania a personalidades dos mais diversos setores da sociedade em virtude dos seus relevantes serviços prestados para a comunidade.
https://infonewss.com/fotos-camara-de-padre-marcos-realiza-entrega-de-titulos-de-cidadania-durante-aniversario-de-58-anos/ – Confira todas as fotos da sessão solene.
A sessão foi realizada na quadra poliesportiva Antônio Vito de Macedo, presidida pelo vereador e presidenta da Casa Legislativa, Adão José da Silva, e contou com a presença dos demais vereadores, do prefeito municipal, Valdinar Silva, da primeira dama, Edilene Silva, do vice-prefeito, Valdo Benedito, dos secretários municipais, dos deputados Georgiano Neto e Júlio César, além de prefeitos, vereadores e lideranças políticas de cidades da região.
Ao total, 25 figuras foram conglaturadas com o título de cidadania, sendo elas: Alan Gonçalves Sousa Viana, Ana Rejane Araújo Jacó Dantas, Danilo de Araújo Bezerra, Edivaldo da Silva Fontes, Eliomar Nogueira, Erivelton Coutinho Costa, Expedito Alves de Oliveira, Fernando Amando de Sousa, Francisco Emerson Borges, Georgiano Fernandes Lima Neto, Lamark Macedo Nascimento, Manoel Francisco de Carvalho, Marcelino Manoel de Sá, Maria Auxiliadora Bento de Assis, Maria do Perpétuo Socorro Sousa Alves,Maria do Socorro Alencar Carvalho, Marielle Pereira de Matos, Naiandra Talita de Sousa Nascimento, Nubia Maria da Silva, Salatiel Barbosa de Sousa, Vanessa de Macedo Marques, Waldemar de Castro Macedo Neto e Wilissandra Moura Bezerra.
Após a entrega do título, cada homenageado se pronunciou, em que na oportunidade agradeceram sobre a honraria e falaram sobre a relação com o município.
Dentre as personalidades homenageadas, uma delas foi o Padre Fernando Amando, natural do município de Patos do Piauí, ex-pároco local. Na oportunidade o mesmo contou um pouco da sua história com a cidade, que desde criança marcava o seu coração.
“Há 30 anos atrás escutava por meio da rádio Boa Esperança uma frase que marcou profundamente meu coração, onde o mesmo chamava Padre Marcos como capital do amor. Para aquela criança de apenas cinco anos eu não compreendia porque ele dizia aquilo. Fui chamado por Deus para ser padre, e pedi a ele duas coisas, a primeira a graça de ser padre e a segunda é que ele me desse uma paróquia. Ele concedeu a de ser padre e uma paróquia, mas não foi uma qualquer, e sim a melhor paróquia da diocese de Picos. Em 2016 quando cheguei nessa terra, naquele mesmo dia eu pude comprovar e entender porque que o locutor chamava a capital do amor”, disse Fernando.
Fernando destacou ainda sobre os momentos vividos como pároco local na cidade. “Aqui vive cada instante a qual aqui passei, e cinco anos depois de chegar dessa terra, e com 15 dias que sair, tive a graça de retornar para receber, talvez a maior honraria que já recebi na minha vida. Toda vez que retornar a essa cidade, eu não venho mais convidado, mas sim como um filho dessa terra que me acolheu tão bem”, finalizou.
O deputado Estadual, Georgiano Neto, agradeceu pela honraria concedida. “Esta honraria só aumenta o meu compromisso e responsabilidade de continuar trabalhando e colocando o nosso mandato à disposição do município de Padre Marcos – PI, assim como também os os demais municípios que representamos”, comentou.
O deputado agradeceu ainda pelo reconhecimento. “Agradeço ao povo de Padre Marcos – PI, por confiar desde o início da minha vida pública. Receber essa honraria traz muita gratidão e confiança para que possamos nos dedicar e trabalhar mais em ajudar a vida das pessoas”, disse o deputado reafirmando o compromisso de continuar trabalhando pelo município.
O prefeito Valdinar Silva destacou a importância do reconhecimento dessas pessoas por serem agraciadas pelo título e agradeceu pela contribuição de todos no desenvolvimento do pelo o município.
“Quero aqui em nome de todo o município agradecer a cada um dos homenageados. Porque quem ganha é o município, pois cada um de vocês deixou sua parcela de contribuição para o crescimento da sociedade”, frisou o prefeito.
Na oportunidade, o vice-prefeito Valdo Benedito, parabenizou o município pelo aniversário e também todos aqueles que ajudaram no desenvolvimento do município.
“Costumo dizer que eu e o município crescemos juntos, isso porque o município foi emancipado em 1964 e eu nasci em 1965. Quero nesta oportunidade parabenizar o município de Padre Marcos pelos seus 58 anos de existência e de história. É oportuno também homenagear todos aqueles que ajudam e que ajudaram a criar e desenvolver o nosso município”, disse o vice-prefeito.
O presidente da Câmara Municipal, vereador irmão Adão, ressaltou sobre a importância do reconhecimento das personalidade homenageadas pelo título, as quais desempenharam um papel importante no crescimento do município.
“Essa sessão solene tem como principal objetivo contribuir para resgatar os valores históricos do nosso município. Não podemos alterar o passado, mas podemos sempre aprender com as atitudes que a história designa para que possamos construir um futuro melhor”, frisou o presidente.